Veja algumas dicas para facilitar o processo de amamentação

-

Dando sequência ao conteúdo sobre o Agosto Dourado – mês com destaque especial para a campanha de incentivo ao aleitamento materno, e a comemoração do Dia da Gestante, celebrado na última segunda-feira, 15, a enfermeira do Programa Meu Bebê, da Unimed Vale do Rio Pardo, Carla Rubert, 29 anos, comenta sobre dores na amamentação – até que ponto ela é normal, o uso de bicos de silicone, melhor posição para amamentar e outros aspectos.

Carla salienta que, após o parto, é importante ter um ambiente acolhedor e seguro, visto que um dos desafios enfrentados pelas mamães nos primeiros dias na hora de amamentar é a dor. No entanto, ela também pode indicar que algo não está correto ou que pode ser melhorada. “Para isso é necessária uma avaliação profissional. Assim ele dará orientações certas para cada situação que a mulher esteja passando durante esse período”, comenta.

Uma alternativa, que, dependendo da situação e que pode auxiliar na amamentação, é o bico de silicone. Carla ressalta a importância da orientação de um profissional para o uso e também para o processo de retirada. “Quando mal utilizado, ele pode atrapalhar, fazendo com que o bebê extraia um menor volume de leite, causando uma diminuição na produção”, explica.

Além desses fatores, é indispensável uma boa posição para amamentar. Segundo a enfermeira, a posição correta é a que favorece a mãe e o bebê. “Mudanças nas posições durante as mamadas são importantes para aliviar alguns desconfortos e melhorar a pega do bebê. Independente da posição escolhida, o conforto é ponto mais importante a ser considerado sempre”, observa.

Outro fato destacado pela enfermeira é a produção de leite. Carla explica que a produção depende da retirada do alimento, visto que o corpo não tem nenhuma outra forma de saber o quanto deve-se produzir. “Esse processo é tão perfeito que a produção do leite vai aumentando de acordo com o crescimento e as necessidades do bebê”, finaliza.

Água e alimentação

  1. Manter-se hidratada durante a amamentação é muito importante. Sobre a quantidade, Carla revela que varia de pessoa para pessoa, mas que é imprescindível não ignorar a sede e as mamães devem sempre manter uma garrafinha com água por perto.
  2. Sobre a alimentação, durante a amamentação, deve-se evitar dietas restritivas e buscar ter uma dieta nutritiva e mais natural possível. Cafés, chás e alimentos com cafeínas e bebidas alcoólicas também devem ser evitados.
    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido