O prefeito eleito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), fez ontem à tarde o anúncio dos integrantes do primeiro escalão do seu governo. A coluna vinha trabalhando nomes e o aproveitamento foi de 100%. Além dos secretários Émerson Eloi Henrique (PDT, na Educação), Ana Cláudia do Amaral Teixeira (PDT, no Planejamento e Urbanismo), Fabiana Keller (PDT, na Fazenda), Nelsoir Battisti (PSD, no Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo), Gilberto dos Santos (MDB, no Desenvolvimento Rural) e Claidir Kerkhoff (PSL, na Habitação e Desenvolvimento Social), também se confirmou o nome de Gisele Spies Chitolina (PDT) para a Procuradoria Jurídica.
Fora o primeiro escalão, foram ‘batata’ também as apostas sobre quais seriam as secretarias acumuladas e seus assessores: Alessandra Ludwig (PDT, no Meio Ambiente), Mara da Silva (PDT, na Administração) e Rosane da Rosa (PDT, na Saúde), além de Deizimara Souza (PDT), que foi confirmada para a Central de Projetos. As novidades foram os anúncios dos assessores Zé da Rosa (Republicanos, na Cultura e Esportes), Jair Garcia da Rosa (PDT, na Segurança Pública) e Gilmar Mossmann (PDT, na Infraestrutura e Serviços Públicos). Agora, Jarbas, com participação da vice-prefeita eleita, Izaura Landim (MDB), e sua equipe, parte para a formatação do segundo e terceiro escalões do governo.
Em relação ao secretariado, o prefeito eleito destacou que a não nomeação de seis titulares de pastas representará uma economia mensal aproximada de R$ 90 mil, incluídos os encargos. No ano, o montante deve chegar a R$ 1,2 milhão. Em 2021, de acordo com ele, provavelmente só mais um nome deve ser anunciado para tomar posse em secretaria. Outros dois devem ser confirmados em 2022. Ou seja, o pedetista chegará à metade do governo com 10 dos 13 cargos de primeiro escalão preenchidos. Saúde, Infraestrutura e Serviços Públicos e Cultura e Esporte vão ganhar titulares ao longo da Administração, prevê Jarbas.
JANETE BRANDÃO NA CÂMARA
O presidente do PSD, vereador eleito e secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo anunciado, Nelsoir Battisti, revelou ontem que o primeiro suplente do partido na Câmara, Rodrigo VT, vai assumir cargo em comissão (CC) na Prefeitura. Com isso, a cadeira da legenda será de Janete Brandão, que obteve 187 votos na eleição. A sigla projeta rodízio no Legislativo para valorizar os candidatos.