
A 9ª Mostra Venâncio-airense de Cultura e Inovação (Movaci) teve abertura oficial na noite desta quarta-feira, 17, no auditório do campus Venâncio Aires do Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul). A programação segue até sexta-feira e reúne trabalhos em exposição, além de palestras, oficinas e atividades culturais.
A solenidade foi aberta pelo diretor-geral da instituição, Geovane Griesang, e contou com um minuto de silêncio em memória do jovem Arthur Ferreira, 18 anos, falecido no último domingo, 14.
O coordenador da Movaci, Jean Marcos da Silva, destacou a relevância da mostra que, nas palavras dele, “ecoa para além dos muros da escola e do campus” e chamou atenção para os números da edição 2025, que traz a temática da crise climática e inovação e contabiliza 209 trabalhos em exposição, sendo 146 de alunos do ensino médio e superior e 63 do ensino fundamental.
Silva também mencionou que os trabalhos têm origem diversa. 51 deles são oriundos de alunos do próprio IFSul de Venâncio Aires, mas o restante tem origem em outras instituições de ensino, tanto do município quanto de outras cidades do estado. “Isso mostra que a Movaci é de Venâncio Aires, mas ela já se tornou de todo o Rio Grande do Sul também”, citou.
Também participaram da abertura, compondo a mesa de autoridades, a vice-reitora do IFSul, Lia Joan Nelson Pachalski; o deputado federal Heitor Schuch (PSB); e a coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação, Juliane Weiss Niedermayer.