A importância do contador no ramo empresarial

-

O mais comum é que os escritórios de contabilidade sejam prestadores de serviço para as empresas. Porém, no caso de empreendimentos maiores, há contadores que atuam diretamente nas sedes dos empreendimentos, com vínculo empregatício e com dedicação exclusiva. Esse é o caso da Tabacos Marasca. Localizada às margens da RSC-287, em Venâncio Aires, a empresa tem atuação de dois contadores: um na área contábil, fiscal e de custos e outro na área administrativa.

Um deles é o contador Adelir Legramanti, 44 anos, que tem quase 20 anos de trabalho na empresa. Formado pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) no ano de 2003, o profissional diz que a primeira opção no vestibular era Ciências Econômicas e Ciências Contábeis estava em segundo. “E, como tudo na vida tem surpresas, essa foi uma das minhas surpresas, a qual estou muito feliz”, ressalta.

Legramanti começou a trabalhar na Tabacos Marasca em dezembro de 2002 como classificador de tabaco no setor de Compras. Em 2003, surgiu a oportunidade de atuar na área fiscal em um escritório de contabilidade terceirizado contratado para os serviços. “Em 2011 trouxemos toda a contabilidade para dentro da empresa onde fiquei com a área Fiscal e minha colega Angela da Costa ficou com a área contábil”, recorda. No ano de 2014, Angela assumiu a parte administrativa e Legramanti a área contábil e fiscal, modelo que segue até hoje.

DIA A DIA

Sobre a rotina na empresa, Legramanti reforça que o papel do contador vai muito além das questões operacionais diárias. “As atividades além daquelas impostas por lei, avançam para as áreas estratégicas que auxiliam no desenvolvimento da empresa como um todo”, salienta. Desta forma, com o diálogo constante dentro da organização, o contador em conjunto com os gestores consegue otimizar os resultados e auxiliar em soluções para reduzir despesas e custos, contribuindo para o planejamento futuro da empresa.

O profissional salienta também que a atividade do contador requer diagnósticos de riscos e oportunidades, para as tomadas de decisões feitas pelos gestores. “Com isso, além do conhecimento técnico, é necessário estar atento às mudanças e desafios que envolvem a profissão contábil no seu dia a dia”, reforça.

Desafios

Folha do Mate: O que mais gosta no teu dia a dia na profissão e quais os principais desafios?

Adelir Legramanti: O que mais gosto é quando chegamos ao final do expediente, olhar para trás e pensar que foram cumpridos todos os objetivos do dia. Hoje os principais desafios são em se manter atualizado devido aos ajustes que a legislação vem trazendo com muita frequência e modernização na forma de trabalhar para auxílio dos gestores da empresa. Acompanhar as mudanças digitais e tecnológicas que vem ocorrendo de uma forma acelerada para todas as empresas é um desafio.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido