Na avenida Ruperti Filho, está há quase 15 anos. Assim como outros locais onde viveu, a professora aposentada Eva Freitas, 78 anos, tem um carinho muito grande pela região que escolheu morar. Ela é natural de Picada Mariante, interior de Venâncio Aires, onde ficou até os 19 anos. Depois disso, mudou para outra localidade do interior, linha Campo Grande, já para começar a trajetória profissional. Em 1989, veio para a cidade junto do marido e os filhos e fixou residência na rua Carlos Wagner, no bairro Aviação, onde ficou por 20 anos. “Tenho um carinho muito grande pelo bairro Aviação, muitos amigos lá e sigo participando da Comunidade São Lucas”, comenta.
Eva foi professora de séries iniciais e acompanhou a alfabetização de muitos venâncio-airenses. Ela se aposentou na Escola Estadual de Ensino Médio Mariante.
AVENIDA
A mudança para a avenida se deu em 2008, para o condomínio Avenida Park. Eva se mudou após o falecimento do marido para ficar mais perto dos filhos, no Centro da cidade. Há um ano, Eva mora em outro prédio, mas ainda na avenida. A mudança se deu para ficar junto da filha, Josí Freitas, que também mora no mesmo edifício, na esquina com a Jacob Becker. “Ficar perto da minha filha me dá mais segurança, é muito bom. Acho que agora não me mudo mais”, comenta, aos risos.
A região mais central também proporciona liberdade e comodidade para a aposentada, que circula a pé para ir ao supermercado, farmácia e demais lugares. “Gosto muito de caminhar e moro em um lugar central mas que também tem calmaria, principalmente fim de semana”, diz.
ILUMINAÇÃO
Eva salienta que são muitas as particularidades e vantagens de morar na avenida. Recentemente, uma das melhorias na via que foram muito válidas é a iluminação pública em LED. “Ficou muito bom, com mais segurança e bem claro”, diz. Ela também comenta a facilidade de acesso aos lugares, perto de tudo. “Eu gosto muito de ir à igreja e aqui estou bem pertinho”, ressalta.
Por morar na esquina com a rua Jacob Becker, avalia que o maior movimento de veículos é nesta rua, principalmente em final da manhã e tarde.
FACILIDADE
Morar na avenida Ruperti Filho também possibilita um acesso facilitado para a unidade do Sesc, que fica na rua Jacob Becker. Ela participa do grupo Maturidade Ativa há 15 anos. “Para mim é uma família. Fiz muitos amigas, temos encontros e passeamos bastante. É um privilégio participar deste grupo”, comenta. Eva também gosta de fazer caminhadas para se exercitar e a avenida é uma ótima opção por ser uma via plana e sem grande movimentação de pedestres. Mãe de dois filhos e avó de dois netos, gosta de curtir momentos com a família.