Com o avanço da tecnologia no ramo da odontologia, muitas técnicas e práticas foram criadas para beneficiar os pacientes tanto em questões estéticas quanto mastigatórias. O implante dentário é uma opção que devolve a função mastigatória, algo tão importante para as pessoas, sem que se perca a estética de um sorriso bonito.
O cirurgião-dentista e sócio-proprietário da Clínica Brasil Dentistas, Donovan Cazzarotto, explica que o implante dentário é um procedimento que está muito em alta pela praticidade e funcionalidade. Os implantes se caracterizam por estruturas de titânio que são inseridas no osso mandibular ou maxilar e tem como função substituir as raízes dos dentes.
Os implantes podem serem unitários ou múltiplos, dependendo do caso individual de cada paciente. Podem serem feitos por carga imediata – na qual já realiza a colocação do implante e em seguida a confecção da coroa dentária ou a prótese total fixa, protocolo -, ou quando não é possível realizar a carga imediata. “Neste caso, devemos aguardar o tempo necessário para a ósseo integração do implante e após a realização da colocação das próteses”, afirma. O procedimento pode ser feito tanto em pacientes que perderam um ou mais dentes, todos eles, ou então para pacientes que necessitaram por algum motivo extrair um ou mais dentes. “Entre os benefícios podemos citar a melhora na fala e na qualidade de vida, onde é possível devolver a autoestima ao nosso paciente, melhoria da função mastigatória e uma naturalidade no sorriso”, observa.
Os implantes são contraindicados para pessoas menores de idade, pacientes com osteoporoses, que estão em tratamentos oncológicos, tabagismo, diabetes não controlada e quando há ausência de espaço disponível devido ao desnivelamento dentário.
Venâncio Aires
Benefícios e particularidades<br>dos implantes dentários
Leitura:
2
Minutos
Assuntos