Em fase final de construção, o Monumento à Bíblia, erguido na Praça Henrique Bender (Praça Evangélica) recebeu um ingrediente especial nesta quarta-feira, 22. Na obra foi concretada uma cápsula do tempo, na qual diversos itens que marcam este momento foram guardados em um recipiente que será aberto daqui a 50 anos.
Entre os objetos estão reportagens e recortes sobre obras e iniciativas realizadas recentemente e em andamento no Município, além de registros sobre a pandemia do coronavírus. Fotos tiradas no local, uma bíblia e uma máscara também foram guardadas no espaço.
O projeto, desenhado pela arquiteta Simone Becker Rech, é executado pelo escultor e artesão Marcos Datsch de Oliveira. A execução do projeto era uma reivindicação antiga do Conselho de Ministros e Pastores Evangélicos de Venâncio Aires (Compev). O investimento na obra é de R$ 42 mil, proveniente de sobras orçamentárias do Legislativo de 2019. No entanto, segundo o presidente do Compev, Jeferson Schultz, o objetivo da entidade é devolver em recursos e ações todo o valor investido.
“O valor investido no Monumento, estamos devolvendo à comunidade em forma de auxílio social, ou seja, realizamos galinhadas, pasteladas e os recursos angariados doamos para o Hospital São Sebastião Mártir (HSSM) e para a campanha Pró-UTI Neonatal. Já fizemos o repasse de 30% e queremos chegar aos 100%.”
O trabalho no local deve estar concluído até dia 4 de maio. Com a estrutura já erguida, resta apenas a finalização da base, em formato do mapa do município, a pintura e a colocação da Rosa dos Ventos.