O processo para escolha dos conselheiros tutelares de Venâncio Aires entra na fase da campanha eleitoral. A relação dos nomes e respectivos números foi publicada no site da Prefeitura. Até a eleição – 6 de outubro – serão pouco mais de quatro semanas para os 22 candidatos promoverem suas candidaturas.
Mas, como todo processo eleitoral, há regras (veja box) que devem ser respeitadas, já que a violação das determinações pode acarretar na cassação do registro de candidatura ou diploma de posse.
A eleição, no primeiro domingo do próximo mês, ocorrerá das 8h às 17h, no ginásio da escola Cônego Albino Juchem. Como nas eleições gerais, haverá urna eletrônica e qualquer pessoa com título de eleitor em dia poderá votar. Serão eleitos cinco conselheiros titulares e cinco suplentes. O salário de um conselheiro tutelar é de R$ 2.365,45 para uma carga de 40 horas semanais.
CANDIDATOS
335 – Aline Machado da Silva
100 – Barbara Andressa da Silva
891 – Bárbara L. Fischer da Silva
111 – Bruna Carolina Hickmann
444 – Bruna Francieli Konig
246 – Carla Adriane Rosa Azambuja
555 – Claudete M. Leismann da Fonseca
153 – Djulia Henicka
333 – Israel Souza da Silva
327 – Jane Jovita Canova
234 – Jessica Fernanda Kramer
300 – Karin Franchiesca dos Santos
777 – Luciana Amaro Lopes Baum
235 – Luis Cesar Fernandes
133 – Mara Rejane Pereira
121 – Maria llce da Silva
302 – Maria Roseli Henz
621 – Mislene Josi Martins
222 – Neli Ripplinger
122 – Ramone Ferreira Mohr
123 – Rozeleia T. Ferreira da Silva
177 – Thaís Kerkhoff da Silva
CAMPANHA
- É vedada a vinculação político-partidária das candidaturas, seja através da indicação, no material de propaganda ou inserções na mídia, de legendas de partidos políticos, símbolos, slogans.
- A propaganda em vias e logradouros públicos observará, por analogia os limites impostos pela legislação eleitoral e o Código de Posturas do Município, garantindo igualdade de condições a todos os candidatos.
- Os candidatos poderão promover suas candidaturas junto a eleitores por meio de entrevistas e distribuição de panfletos, desde que não causem dano ou perturbem a ordem pública ou particular.
- É vedada a propaganda, ainda que gratuita, por meio dos veículos de comunicação em geral (jornal, rádio, televisão), faixas, outdoors, camisas, bonés e outros meios não previstos no edital.
FISCAIS
Também no edital, está especificado que os candidatos devem apresentar à comissão eleitoral o nome dos fiscais que atuarão na data da eleição, com nome completo, RG, título de eleitor e telefone para contato, até o dia 4 de outubro. Cada candidato poderá indicar um fiscal que acompanhará a eleição. Os dados devem ser protocolados na Prefeitura e direcionados ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).