Visto por muitos como os ‘anjos da sociedade’, o Corpo de Bombeiros de Venâncio Aires está se reequipando. Com verbas do Fundo Municipal de Reequipamento do Corpo de Bombeiros (Funrebom), que oscilam em torno dos R$ 110 mil, a guarnição vai adquirir novos cilindros de ar, um compressor e esguichos. Ainda este ano, o quartel, que é a sede do 1º Pelotão, será cercado com grades.
A aquisição dos novos equipamentos vai garantir mais segurança e autonomia nos atendimentos dos Bombeiros. O tenente Luciano Machado Moraes cita que os seis kits do Equipamento de Proteção Respiratória (EPR), compostos por cilindros, tubulação e máscaras, são essenciais para o uso em locais com alta concentração de agentes patogênicos, que são substâncias tóxicas, como a fumaça.
Ele recorda, por exemplo, o atendimento feito ao prédio da calçados Beira Rio, em Mato Leitão, onde os EPRs foram essenciais. “Cada cilindro tem autonomia para ser usado por cerca de uma hora, mas as recargas só são feitas em Lajeado ou Santa Cruz. Por isso, também estamos adquirindo um compressor de ar, para fazermos as recargas”, explicou o comandante do 1º Pelotão.
Também serão adquiridos quatro esguichos para as mangueiras, garantindo mais rapidez no combate as chamas. “Eles atingem uma área maior e isso é essencial para resfriar o ambiente e facilitar o combate”, argumenta o tenente Moraes.
Licitação
O comandante do 1º Pelotão ressalta que será retomado o processo de licitação para contratação de uma empresa que fará o cercamento do quartel. Nele, serão investidos cerca de R$ 80 mil.
Também é intenção adquirir, em um futuro próximo, uma nova viatura resgate. “É uma viatura que será utilizada para o atendimento da comunidade”, observa o oficial. Atualmente, o 1º Pelotão conta com dois caminhões Auto Bomba Tanque (ABT), um Auto Bomba Salvamento (ABS) e quatro viaturas leves. O efetivo atual é de 22 bombeiros.
LEIA MAIS: Brigada de Venâncio adere a campanha ‘Sinal Vermelho’