Delícias gastronômicas da Festa de São Sebastião Mártir são mantidas com novidades

-

Por Luana Schweikart

Em todos os anos, grandes filas são formadas por devotos de todas as idades para a compra do pastel e da galinhada na Festa de São Sebastião Mártir. Porém, em 2021 o sistema será reformulado para evitar aglomerações, de acordo com os protocolos da Covid-19 no município.

Neste ano, o ‘abençoado’ pastel será distribuído frito, congelado e resfriado. Já a galinhada segue sua produção nos pavilhões e não poderá ser consumida no local, apenas levada para casa. Outra novidade é que em 2021 uma equipe de motoboys estará realizando entregas dos alimentos pela cidade, mas também será possível que os fiéis compareçam até os pavilhões para a retirada dos alimentos. As vendas serão realizadas nos dias 15, 16, 17, 19 e 20 (veja abaixo os horários).

De acordo com a festeira Márcia Hinterholz Hickmann, com a programação da festa já reduzida e sem as atrações musicais no pavilhão, espera-se menos pessoas este ano. “Gostaríamos de ter uma grande venda, que batesse os recordes, temos infraestrutura para isso, mas esse ano é atípico e não podemos fugir disso”, observa.

Para a festa deste ano, as equipes de trabalho já estão formadas e contam com a presença de mais de 400 voluntários que farão o revezamento durante os dias de festa. Márcia destaca que em 2021, devido à pandemia, o número de voluntários aumentou, pois muitas pessoas são idosas e fazem parte do grupo de risco da Covid-19. Na edição passada da Festa de São Sebastião Mártir, foram vendidos mais de 30 mil pastéis.

Horários de vendas dos pastéis e galinhada

  • Sexta-feira, 15: a partir das 15h
  • Sábado, 16: a partir das 16h
  • Domingo, dia 17: a partir das 16h
  • Terça-feira, 19: a partir das 16h
  • Quarta-feira, 20: a partir das 11h
festeiros da Festa de São Sebastião Mártir
Festeiros da 145ª Festa de São Sebastião Mártir: Blásio e Márcia Hickmann, Joaquim e Ivone Sündermann e Abelar e Lisabeti Borges. (Foto: Divulgação)

Cuidados

Márcia ainda enfatiza que a festa acontecerá seguindo sua principal identidade, a religiosa. Explicou que a missa campal, nesta edição, será dividida em três momentos religiosos no dia 20 de janeiro, feriado municipal, às 10h, 15h e 17h, na Igreja Matriz São Sebastião Mártir. A proposta é, de forma dividida, possibilitar que os devotos possam comparecer e fazer seu momento de oração com todos os cuidados, como a demarcação de assentos para manter o distanciamento, uso de álcool gel e máscara, assim como também acontecerá com as demais missas previstas na programação da festa. A festeira lembra que não é necessário que seja feita uma inscrição para participação da missa, porém será controlado o limite de pessoas.

Na segunda-feira, 11, a equipe de organização da festa terá a sua última reunião com a Prefeitura e a Vigilância Epidemiológica. A festeira enfatiza que durante a festa serão seguidos todos os protocolos de cuidados contra o coronavírus. “Temos uma programação diferenciada que busca principalmente honrar o padroeiro e destacar a religiosidade. Sempre vamos privar pela saúde e bem-estar de todos”, explica.

Procissão

Neste ano, a procissão de fiéis, prevista para o dia 20, feriado municipal, está cancelada e interrompe uma tradição de 77 anos. Márcia enfatiza que a medida foi tomada para evitar aglomerações e possíveis contaminações da Covid-19. Após às 17h, último horário de missa, está programada uma procissão motorizada pelas ruas da cidade.

notícias variedades Folha do Mate

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido