Passadas as etapas das provas, do teste psicológico e da capacitação, o processo para concorrer às vagas de conselheiros tutelares de Venâncio Aires entra agora no período da campanha eleitoral. Ao todo, 22 candidatos foram considerados aptos para seguir no certame.
Segundo a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Juliane Weiss Niedermayer, o número só deve mudar caso alguém entre com recurso. O prazo encerra nesta terça-feira, 3.
Se não houver alteração, serão 22 pessoas que, no dia 6 de outubro, concorrem a cinco vagas de conselheiros titulares e cinco suplentes. Naquele domingo, o processo eleitoral está previsto para ocorrer no ginásio da escola Cônego Albino Juchem. Como nas eleições gerais, haverá urnas eletrônicas e qualquer pessoa com título de eleitor em dia poderá votar.
“Os eleitores serão distribuídos em 12 urnas e estarão separados por seções. Para isso, deverão saber qual a sua seção, levando consigo o título e documento com foto. Haverá voluntários na hora para explicar em qual seção devem votar”, explica Juliane. Entre mesários e equipe de apoio, serão mais de 50 pessoas envolvidas. No dia 25 de setembro, todas passarão por uma formação sobre a forma de trabalho.
Com a divulgação da lista final de candidatos aptos, o grupo dá início à campanha eleitoral. Para essa etapa, há regras determinadas, todas especificadas no edital disponível no site da Prefeitura.