A ausência da biometria para verificar a identidade do eleitor não será a única medida de segurança contra a Covid no dia 15 de novembro. No domingo de eleições, mesários e eleitores terão à disposição itens de higienização e segurança pessoal, doados ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por empresas.
Os kits serão enviados para as seções eleitorais junto do material administrativo (como canetas e os cadernos dos eleitores) e as urnas, em uma logística que ocorre na sexta-feira, 13, para Boqueirão do Leão, e no sábado, 14, em Venâncio Aires e Mato Leitão.
As caixas já foram separadas no Cartório Eleitoral de Venâncio, uma para cada seção. Em cada, foram colocados quatro frascos menores de álcool gel para mesários, dois tubos maiores para uso dos eleitores, um frasco de álcool líquido para higienizar a mesa, três máscaras descartáveis e um face shield (escudo facial de plástico) para cada mesário.
Além disso, serão enviados 25 canetas para cada seção, guardanapos, lenços umedecidos, panos, cartazes informativos e fitas adesivas e zebradas para demarcar o distanciamento. Tudo o que sobrar desses materiais ficará para os locais de votação e não ser devolvidos ao cartório.
Urna
Item principal da votação, as urnas eletrônicas são divididas por milhares de pessoas, que usarão as mesmas teclas para o voto. No entanto, o teclado dos equipamentos não será higienizado. “Como é um equipamento eletrônico, não se pode passar nenhum líquido ou álcool, pois se corre o risco de causar alguma avaria”, explica o chefe do cartório eleitoral, Eduardo Mosman.
Com isso, cada eleitor deverá passar álcool gel nas mãos antes de ir até a cabine de votação e após confirmar seu voto.
O trabalho de preparação das urnas eletrônicas começa hoje. Seis técnicos farão a chamada ‘carga’, onde são inseridas as informações dos candidatos. Conforme o cartório, os procedimentos devem levar de dois a três dias para serem concluídos.
Números
No dia 15, 52.393 eleitores aptos devem ir às urnas de 163 seções em Venâncio Aires. Boqueirão do Leão terá 22 seções para 5.422 pessoas e, em Mato Leitão, haverá 14 seções para 3.858 eleitores. Os dois últimos municípios também são abrangidos pela 93ª Zona Eleitoral, com sede em Venâncio.
Seções
Uma mudança importante no pleito é que 15 seções de Venâncio Aires sofreram mudanças. Elas aconteceram por baixo número de eleitores ou por falta de urnas – o cartório cedeu 50 equipamentos por determinação do TRE/RS.
Duas seções foram extintas e quatro desativadas provisoriamente. As outras nove foram equalizadas (divididas) para outras seções. Para os eleitores impactados por essas mudanças, é possível confirmar seu novo local de votação no aplicativo e-título do TSE.