A comunidade do bairro Battisti e imediações, com apoio de lideranças políticas, considera bloquear a RSC-453 nos próximos dias, em protesto pela retirada das lombadas eletrônicas. É o assunto do momento e a intenção se justifica, mas a verdade, na minha opinião, seria necessário a Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) dar atenção para todo o trecho urbano da 453 na Capital do Chimarrão.
Na rodovia, temos pontos nevrálgicos e perigosos não apenas no acesso ao Battisti. As entradas dos bairros Coronel Brito, Brands e Macedo também precisam de ações que tenham como finalidade a redução dos riscos, especialmente aqueles relacionados aos pedestres. Os políticos daqui têm feito a sua parte, isso temos que reconhecer. No entanto, estamos diante de uma autarquia inoperante, que nos últimos tempos sequer responde às solicitações da imprensa.
E, agora, com a iminente privatização, a coisa só vai piorar, pois a tendência é de que o Governo do Estado cada vez mais ‘empurre com a barriga’ estas situações, para não ter gastos pouco antes de concluir as concessões à iniciativa privada. Enquanto isso, a nossa gente continua sofrendo, correndo riscos e, o pior, morrendo.
E a arrecadação? Ah, esta continua a pleno vapor. Me permitam só mais algumas breves informações para fechar o tópico, antes que eu escreva todo o espaço da coluna sobre este tema: no site da EGR há um telefone disponível para contato, que só dá caixa postal, e os valores arrecadados nas praças administradas pela estatal não estão atualizados. Aí não temo como ter paciência, não é?
DESCENTRALIZAÇÃO DAS SESSÕES DA CÂMARA
Os vereadores Sandra Wagner e Elígio Weschenfelder, o Muchila, ambos do PSB, sugerem que as sessões da Câmara sejam realizadas nos bairros e comunidades do interior de Venâncio Aires, de forma eventual, assim que a pandemia der sinais de retrocesso. O presidente da Casa, Tiago Quintana (PDT), já havia se manifestado a favor da iniciativa e voltou a afirmar que, assim que possível, o Legislativo buscará se aproximar ainda mais da comunidade.
Ficou também a sugestão da vereadora Silvia Schirmann (PTB), que deixou o Legislativo após um mês, para que os moradores de determinados bairros ou regiões sejam convidados para comparecerem aos encontros no Plenário Vicente Schuck, em sessões específicas. Na opinião dos parlamentares, as reuniões têm pouca participação, mesmo antes da pandemia. As propostas serão analisadas com calma.
DUPLA-GRENA PRECISA ACORDAR NO BRASILEIRO
Depois de mais uma derrota vexatória pelo Campeonato Brasileiro, na quinta-feira, 30, para o Juventude, Em Caxias do Sul, por 2 a 0, a direção do Grêmio decidiu dar uma última chance para que o técnico Thiago Nunes se recupere e permaneça no comando do Tricolor. Ou ganha do Atlético Goianiense, domingo, 4, ou dá adeus ao clube gaúcho. O jogo está marcado para as 20h30min. Em seis jogos pela competição nacional, o Grêmio somou apenas dois pontos e amarga a lanterna.
E o Inter que se cuide, pois está longe de apresentar bom futebol. A pressão só não é maior porque o arquirrival está afundado em uma crise que há anos não passava. O Colorado também perdeu na rodada de quinta-feira, 30, e tem duelo difícil diante do Corinthians, em Itaquera, neste sábado, 3, a partir das 21h. A equipe de Diego Aguirre aparece na 14ª colocação, com nove pontos somados em oito jogos.
Enquanto isso, o Juventude é o sexto na tabela, com 12 pontos ganhos, também em oito confrontos disputados. O clube de Caxias do Sul entra em campo neste domingo, às 18h15min, para encarar o Ceará, na Arena Castelão, em Fortaleza. Quem diria: neste momento, o Ju estaria com vaga na Libertadores.
RAPIDINHAS
• Na semana passada, muitas queixas sobre não disponibilização de testes antígenos nos postos de saúde para pessoas com suspeitas de infecção pelo coronavírus chegaram à Folha do Mate. O prefeito Jarbas da Rosa assegura que os testes estão disponíveis, mas são feitos em pessoas com sintomas, idade mais avançada e que apresentem comorbidades. Ou seja, não é só chegar e fazer o exame.
• Recebi com muita tristeza a notícia do falecimento do ex-vereador Orlando Dinaldo Schulz, vitimado por um câncer, aos 87 anos, na quinta-feira, 1º. Vinha mantendo contato com a neta do seu Orlando, Alessandra Ludwig, e sabia que a situação era delicada. Fica o desejo de muita força à família e que Deus receba este venâncio-airense de braços abertos. Sem dúvida, um cidadão que deixa lindo legado.
• O prefeito Jarbas da Rosa faz planos para retomar as cirurgias eletivas em agosto. A última atualização da Secretaria de Saúde dava conta de que 505 pacientes estão na lista de espera por um procedimento desta natureza. De acordo com Jarbas, dinheiro existe, só é necessário confirmar a capacidade de atuação do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM), que segue lutando contra o coronavírus.