Há 40 anos, quando os agricultores Rudi Alcírio e Celita Reckziegel decidiram sair de Linha Isabel e fixar residência em Linha Sexto Regimento, não imaginavam que em pleno século 21, teriam que usar velas para iluminar sua casa. Não bastasse, a falta de energia elétrica causou a perda de toda a carne que estava estocada no freezer, assim como outros gêneros alimentícios.
Prestes a completar 65 anos, Rudi nunca tinha ficado mais de dois dias sem luz. Agora, vai completar seis dias e não sabe quando a situação será normalizada. “Estamos sem luz desde a quarta-feira à noite, 27, quando galhos de árvores caíram sobre a rede elétrica e no dia seguinte fomos na RGE e protocolamos um pedido de conserto, mas nada foi feito até agora”, explicou o agricultor.
Ao lado da esposa, já contabiliza prejuízos superiores a R$ 1,5 mil. “Perdemos cerca de 80 quilos de carne, 20 quilos de linguiça, sucos de frutas e outros congelados. Isso é muito triste”, descreve Celita. “E quem vai pagar por isso”, questiona a agricultora, de 70 anos.
Ajudado pelo filho, pela nora e os dois netos – que moram na mesma propriedade, em uma casa separada -, Rudi e a esposa enviaram mensagens e ligaram para a empresa de energia. “Mas nada foi feito e seguimos sem luz”, lamenta o agricultor.
Enquanto aguardam – e por causa das incessantes chuvas -, os agricultores ocupam os dias jogando carta. “Aumentamos nosso estoque de velas e pilhas para as lanternas e os rádios”, brincaram os agricultores, que tem na fumicultura a base financeira da família.
CHUVA
De acordo com o coordenador da Defesa Civil, apesar das chuvas, o Arroio Castelhano segue na caixa e até ontem à tardinha não havia riscos de alagamentos. Dário dos Santos Martins disse que entre as 8h e 16h30min de ontem choveu 15 milímetros.
Sobre as estradas, o maior problema está no trecho que liga a ERS-422 à Linha Andréas. Um barranco desmoronou sobre a estrada, em Linha Sexto Regimentos, mas a prefeitura fez os consertos emergenciais e o trânsito, para veículos leves, está liberado. Caminhões e ônibus não devem passar naquele local.