A Prefeitura de Venâncio Aires prepara evento relacionado à 16ª Festa Nacional do Chimarrão (Fenachim) para segunda-feira, dia 2 de agosto, às 16h. Nos bastidores, comenta-se que seria o anúncio oficial para a presidência do evento. E o nome seria o do presidente da Câmara de Comércio, Indústria e Serviços de Venâncio Aires (Caciva), Vilmar de Oliveira. Ninguém fala a respeito do assunto antes de a decisão ser sacramentada. O prefeito Jarbas da Rosa, que nesta sexta-feira, 30, participou do Terra em Uma Hora, da Terra FM, não confirma, nem descarta, o nome de Oliveira. O mistério termina, provavelmente, no início da próxima semana. As candidatas à corte estarão presentes.
Lombadas no Battisti: falta de vontade política
Depois de ter acompanhado o protesto dos moradores do bairro Battisti e imediações, pela reinstalação das lombadas eletrônicas na RSC-453, na quinta-feira, 29, bem como buscado contatos com representantes do Governo do Estado, Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) e Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), minha opinião é de que, no momento, os equipamentos não estão instalados por falta de vontade política. Isso mesmo. Acredito que a informação extraoficial de que o Estado não estava fazendo o ressarcimento referente à manutenção pela Kopp explica a retirada dos controladores de velocidade.
E, mais do que isso, o empurra-empurra da responsabilidade evidencia que não há, neste momento, intenção de viabilizar a reinstalação dos equipamentos. É um total descaso com o contribuinte, ainda mais pelo fato de que as lombadas estavam no local e, após a retirada, o Estado veio com o papo de que precisa fazer um estudo de viabilidade para os ‘pardais’. Aí é demais. Estamos em 2021, ninguém mais aguenta conversa fiada para justificar a inoperância. Arrisco dizer que estas lombadas só voltam para o acesso ao Battisti se alguma boa alma, com influência junto ao governador Eduardo Leite, decidir colocar a demanda embaixo do braço e buscar uma solução definitiva.
Rapidinhas
• Renato Gollmann (PTB), Benildo Soares (Republicanos) e Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB) foram os três vereadores presentes no protesto realizado pelos moradores do bairro Battisti e imediações, na quinta-feira, 29, na RSC-453. Os parlamentares se uniram aos manifestantes para reivindicar a reinstalação das lombadas eletrônicas no acesso ao bairro, um dos mais populosos de Venâncio Aires. Sem os equipamentos, os condutores de veículos não costumam reduzir a velocidade no trecho e a travessia para os pedestres fica ainda mais difícil.
• Venâncio Aires registrou 47 novos casos de Covid-19 nesta semana, entre segunda, 26, e sexta-feira, 30. É o menor número para um período de sete dias desde outubro do ano passado, quando entre os dias 12 e 18 foram informados 42 diagnósticos positivos. É importante lembrar que, para o encerramento de fato da atual semana, restam ainda o sábado e o domingo. No entanto, a Prefeitura não divulga boletins epidemiológicos no fim de semana. A nota triste é que mais um óbito, o 131º desde o início da pandemia, foi confirmado nesta sexta-feira. Trata-se de uma mulher de 85 anos, sem comorbidades, que estava internadas desde o dia 13 de julho na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital São Sebastião Mártir (HSSM).
Esportivas
• A Assoeva vai para mais uma decisão na Liga Nacional de Futsal (LNF). Neste domingo, 1º, às 11h, o time do técnico Morruga recebe a ACBF, de Carlos Barbosa, no Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão. Com 10 pontos ganhos em 11 jogos, os venâncio-airenses estão em sétimo lugar no Grupo B da competição e precisam vencer o clássico gaúcho para manterem vivas as chances de classificação à fase de mata-mata. Apesar de ter sofrido a primeira derrota no Gauchão, na quinta-feira, 29, em casa, por 3 a 2, para a Alaf, de Lajeado, a Assoeva chega para o confronto diante da ACBF motivada, uma vez que, na última rodada da LNF superou o Marreco, fora de casa, por 4 a 3, com um gol no finalzinho. A Rádio Terra FM, por meio do projeto Olé Futebol Clube, transmite a partida.
• A rodada do fim de semana do Campeonato Brasileiro apresenta o Inter jogando no Estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, diante do Cuiabá, e o Grêmio entrando em campo no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, contra o Bragantino. Os dois confrontos serão realizados neste sábado, 31. O compromisso do Colorado é às 20h, enquanto que o Tricolor pisa no gramado às 21h. O Inter é o 14º colocado na tabela de classificação, com 14 pontos. O Grêmio segue na zona da degola, em 19º, com apenas sete pontos somados.
• O Guarani enfrenta o Igrejinha, neste sábado, 31, no Estádio Edmundo Feix, em Venâncio Aires, no primeiro amistoso em preparação à Divisão de Acesso de 2021. Será a oportunidade para saber o que o técnico Wiliam Campos está pensando em relação à formação inicial do Índio. A Rádio Terra FM, por meio do projeto Olé Futebol Clube, fará a transmissão do jogo.