Flores na sacada para despertar alegria

-

Em meio às salas comerciais, que foram se expandindo no decorrer do desenvolvimento da cidade, as casas da Osvaldo Aranha ainda guardam memórias e curiosidades, de uma época em que a rua era formada, em sua maioria, por residências familiares.

Prédios de arquitetura antiga ainda mantêm viva a história de antigas gerações que residiram naquele lugar. Algumas moradias já foram substituídas por estabelecimentos comerciais, porém, muitas delas ainda trazem um resgate do passado, assim como a casa onde mora a pensionista Rita Brancher, 56 anos.

O imóvel de dois andares, que fica localizado na mesma quadra da Biblioteca Pública Municipal Caá Yari, desperta curiosidade de quem circula pelo local, pois está sempre decorado com enfeites ou flores artificiais na sacada. “Esta foi a herança que meus pais me deixaram, faço isso para trazer um pouco mais de alegria às outras pessoas”, afirma a moradora, que reside há 16 anos no prédio, que pertence aos familiares. “São terceiros proprietários do prédio. Acredito que esta casa deva ter mais de 50 anos”, afirma.

Segundo Rita, as flores despertam a atenção das pessoas que circulam pela quadra, assim como a imagem de Nossa Senhora Aparecida e os outros objetos que são expostos na sacada. “A decoração atrai principalmente as crianças, que olham com curiosidade para cima e chamam a atenção dos pais, quando passam por aqui”, afirma. De acordo com ela, algumas pessoas pedem para tirar foto da sacada.

A partir do dia 20 de novembro, a moradora já se prepara para o Natal. “Coloco o Papai Noel na sacada e outros enfeites. Acho importante manter vivo este espírito natalino. Na outra casa que eu morava, na rua Sete de Setembro, eu também decorava, mas lá, não tinha sacada”, recorda.


“A oração é o melhor remédio para todas as dores. Muitas vezes, a vida é amarga, por isso é preciso trazer mais alegria aos outros. Nem todo dia é dia de circo.”

RITA BRANCHER – Moradora


INSPIRAÇÃO

Se na parte externa da casa, os enfeites na varanda chamam atenção de quem passa pela rua, dentro da residência, as paredes trazem mensagens positivas com menção à família, à paz e a Deus. Flores artificiais e os pôsteres do Grêmio completam decoração, que também conta com imagens de Jesus Cristo e de Nossa Senhora Aparecida. “Estou neste mundo graças a fé e a esperança”, comenta Rita, que já passou por uma depressão e teve que vencer a perda de dois irmãos e do companheiro.

Evolução da rua

Atualmente, Rita ocupa a parte superior da casa, já na parte inferior funciona um escritório de contabilidade. “O primeiro proprietário da casa utilizava a parte de baixo como garagem. Antes a rua era formada por famílias e havia mais casas residenciais”, relembra a moradora.

Em relação às mudanças dos últimos 16 anos, Rita considera que o asfaltamento foi muito importante. “O asfalto é muito bom, só ficou mais perigoso”, comenta, ao se referir ao aumento da velocidade dos veículos que circulam na rua principal da cidade.

Até na cuia, Rita capricha na decoração, para tornar o dia mais alegre. (Foto: Taiane Kussler/Folha do Mate)

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido