Formação na Paresp envolve profissionais da área socioassistencial de Venâncio Aires e microrregião

-

A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp) sediou, no fim de semana, a ‘Formação para facilitador em círculos de construção da paz menos complexos não conflitivos’, atividade realizada em parceria com o Centro Judiciário de Solução de Conflitos e Cidadania (Cejusc) e o Ministério Público do Trabalho (MPT). A formação contou com a participação de 25 profissionais da área socioassistencial de Venâncio Aires, Mato Leitão, Vale Verde e Passo do Sobrado.

De acordo com a assistente social Rosane Bernardete Brochier Kist, que é colaboradora do Cejusc de Santa Cruz do Sul e atuou como instrutora das atividades, o objetivo da formação é tornar os profissionais multiplicadores das técnicas de prevenção de conflitos nos locais onde atuam. “É uma metodologia que valoriza a abordagem grupal e o diálogo, estruturada em princípios e valores restaurativos”, esclarece.

VIVÊNCIA

Mestre e doutora em Serviço Social e pós-doutora em Desenvolvimento Regional, Rosane recebeu formação junto à Ajuris Escola Superior da Magistratura para atuar na promoção dos círculos de construção de paz. Ela destaca que a consolidação de um espaço seguro, onde as pessoas possam falar dos seus dramas, a partir da confiabilidade, torna o ambiente agradável e faz com que todos também ouçam, em vez de apenar falarem.

“A formação faz com que os profissionais participem de todas as etapas, fortalecendo os princípios da justiça restaurativa. O método do círculo possibilita empatia, conexão, olho no olho e condição igualitária. Toda pessoa tem algo para trazer como contribuição e, a partir de uma situação onde se tem respeito e segurança, a vivência é transformadora. É uma possibilidade de se conectar com a realidade do próprio eu”, diz.

Atividades reuniram profissionais da área socioassistencial dos municípios de Venâncio Aires, Vale Verde, Mato Litão e Passo do Sobrado (Foto: Leonardo Duarte/Paresp)

SAIBA MAIS

• A formação não conflitiva, como a que ocorreu na Paresp, trabalha a prevenção e o fortalecimento das relações.

• Há também a formação conflitiva, que leva em conta casos mais complexos, muitas vezes quando já existe dano e demanda judicial.

• A Paresp está fazendo a gestão e promoção dos cursos, contando com a colaboração do MPT e Cejusc. A formação é de 20 horas.

FORMAÇÕES

• Venâncio Aires, reunindo ainda profissionais de Mato Leitão, Passo do Sobrado e Vale Verde. Ocorreu no fim de semana.

• Santa Cruz do Sul, com a participação também de profissionais de Vera Cruz e Vale do Sol. Será entre os dias 19 e 21 de março.

• Candelária, reunindo ainda profissionais de Herveiras, Gramado Xavier e Boqueirão do Leão. Marcado para ocorrer entre os dias 2 a 4 de abril.

• Encruzilhada do Sul, com a participação também de profissionais de Rio Pardo, Pantano Grande e General Câmara. Será entre os dias 23 e 25 de abril.

ANIVERSÁRIO 

A ONG Paresp realiza neste sábado, 14, seu jantar de aniversário de 15 anos. De acordo com a diretora da entidade, Sara da Rosa, 15 colaboradoras da Paresp vão receber o Troféu Mulher Solidária. Os nomes serão anunciados somente no dia da comemoração.



Carlos Dickow

Carlos Dickow

Jornalista, atua na redação integrada da Folha do Mate e Terra FM.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido