Existe um gigantesco ponto de interrogação no cenário político de Venâncio Aires que só deve ser ‘decifrado’ a partir do momento em que estiver aberta a janela para a troca de partido sem perda de mandato. Nos bastidores, o vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), ganhou o apelido de Bola 8, pelo fato de que sua movimentação, que é provável, poderá mudar drasticamente a composição do governo Jarbas da Rosa (PDT). Comenta-se que Galo teria três destinos possíveis: Republicanos, Podemos ou PDT.
As portas do Republicanos foram abertas pelo presidente Benildo Soares, que também é vereador. Neste caso, Galo seria figura importante para o crescimento do partido, já que o seu nome tem cada vez mais projeção no município, principalmente na região do 2º Distrito, em Vila Mariante. O Podemos, para onde foi Priscila Cruz, assessora de Galo na Câmara, corre por fora, haja vista que o que se ouve por aí é que o petebista não gostaria mais de integrar as mesmas fileiras do ex-vice-prefeito Celso Krämer, que ainda preside o PTB mas, muito em breve, deve anunciar a filiação ao Podemos, que tem como presidente da comissão provisória, na Capital do Chimarrão, o seu filho, Diego Krämer.
Aí vem a possibilidade do PDT, que é a que mexe, e muito, com o panorama político. Galo diz para quem quiser ouvir que é um admirador de Jarbas, porém não crava que seu destino será o PDT. A possibilidade existe, ele não descarta e, caso aconteça, poderemos ter um rebuliço sem precedentes em Venâncio Aires. O principal reflexo seria o ‘enquadramento’ do Republicanos, já que o governo passaria a ter nove votos no Legislativo e não estaria mais ‘preso’ a Benildo Soares, que nos últimos meses vem pressionando Jarbas para ser confirmado como presidente da Câmara e para que a sigla tenha uma secretaria a partir de 2022. A pasta preferida é a de Cultura e Esportes, acumulada pelo secretário de Educação, Émerson Eloi Henrique (PDT). Zé da Rosa, do Republicanos, é o assessor administrativo.
Justamente pela possibilidade de ser o nono voto do governo do Legislativo, ou o oitavo, em caso de o Republicanos se rebelar, é que Galo está sendo chamado de Bola 8. Nada há de concreto, ele diz que não é momento para pensar nisso e que precisa dar atenção ao seu mandato de vereador, mas a especulação não para. Quem diria que Galo, um dos parlamentares que menos se preocupa com articulações políticas – sempre diz que só quer estar numa boa onde está – seria protagonista de uma situação destas.
Jarles Dreissig assina com o PDT
O promotor de eventos esportivos Jarles Dreissig, muito conhecido em Venâncio Aires e região pela habilidade na organização de competições de futsal e futebol de campo, especialmente, assinou ficha no PDT na quarta-feira, 11, durante evento que reuniu apoiadores do pré-candidato a deputado estadual, Airton Artus (PDT), no Grêmio Recreativo Sete de Setembro. A tendência é de que Jarles ocupe cargo em comissão (CC) na Secretaria de Cultura e Esportes, só não está definido qual será, ainda. O promotor de eventos decidiu ‘mudar de lado’, pois na campanha de 2020, pediu votos para Giovane Wickert (PSB) e Celso Krämer (PTB). Questões políticas à parte, é um excelente nome para colaborar na área dos esportes, até porque Claudio Weschenfelder (PDT), que era coordenador na secretaria e atualmente está tendo oportunidade como vereador, deve ir para o Parque Municipal do Chimarrão nos próximos meses.
Rapidinha
• Vereador Claudio Weschenfelder (PDT) sugeriu na tribuna da Câmara que os moradores de estradas que costumam ser ‘invadidas’ pela vegetação contribuam com roçadas, utilizando equipamentos próprios. De acordo com ele, algumas pessoas ficaram preocupadas porque a informação foi distorcida, dando conta de que a Prefeitura poderia multar quem não fizesse o serviço. “Não tem nada a ver. O que eu estou tentando estimular é que as pessoas auxiliem na manutenção. Aquelas que podem, claro”, afirmou o parlamentar.
Esportivas
• A Assoeva entra em quadra neste sábado, 14, às 18h40min, para enfrentar a SER Itaqui pela Liga Gaúcha de Futsal. O jogo será o primeiro com a presença de público desde que os torcedores deixaram de participar das partidas, no ano passado, em razão da pandemia do novo coronavírus. O ‘novo normal’ está dando as caras de vez.
• O Guarani estreia na Divisão de Acesso neste domingo, 15, no Estádio Estrela D’Alva, em Bagé, diante do Guarany. O confronto tem início previsto para as 15h e será a primeira oportunidade para os atletas colocarem em prática as orientações do técnico Wiliam Campos.
• Pelo Brasileirão, o Juventude pega o Bragantino, neste sábado, 14, às 17h, em Bragança Paulista. O Grêmio segue a sua saga contra a zona de rebaixamento e joga também neste sábado, às 21h, contra o São Paulo, no Morumbi. O Inter enfrenta o Fluminense no Beira-Rio, neste domingo, 15, às 20h30min.