Na tarde desta segunda-feira, 19, véspera do feriado Farroupilha, o governador do Rio Grande do Sul recebeu o convite para participar da 2ª Festa da Colheita Estadual da Erva-Mate, evento agendado para quinta-feira, 22, em Venâncio Aires.
De bota e bombacha, Ranolfo Vieira Júnior recebeu o convite das mãos do prefeito da Capital do Chimarrão, Jarbas da Rosa, no Palácio Piratini, em Porto Alegre. “Temos uma expectativa muito grande. O governador sinalizou com a possibilidade de estar em Venâncio Aires, pois ele tem uma agenda liberada na quinta-feira à tarde, até o momento”, destaca Jarbas.
O diretor-executivo do Instituto Brasileiro da Erva-mate (Ibramate), Ismael Rosset, também acompanhou a entrega do convite ao governador. A entidade e a Prefeitura de Venâncio Aires são responsáveis pela promoção do evento. Também participaram da entrega, o chefe de Gabinete do Prefeito, Eduardo Luft, e Jéferson Ferreira, que também integra o departamento. A ida à Capital gaúcha contemplou agendas nas secretarias estaduais de Agricultura, de Cultura e também de Inovação, Ciência e Tecnologia.
A festa da colheita ocorre na quinta-feira, 22, às 15h, na propriedade da família Wagner e Becker, em Vila Santa Emília, uma das principais regiões produtoras de erva-mate no município. Conforme o prefeito, alguns secretários estaduais já confirmaram presença no evento. Além das autoridades políticas, integrantes dos polos e de entidades do setor ervateiro, produtores e representantes de indústrias, além das soberanas da 16ª Fenachim e a Escola do Chimarrão participarão da solenidade.
Saiba mais
• A Festa da Colheita ocorre anualmente, de forma itinerante, entre os polos regionais e celebra a cultura símbolo do Rio Grande do Sul. Conforme a assessoria da Comunicação da Prefeitura de Venâncio Aires, a programação tem como ponto alto a poda de um pé de erva-mate. Ao longo do evento, através da Emater/RS-Ascar, também haverá demonstração de técnicas de adubação de solo e cultivo dos ervais.
• Venâncio Aires integra o Polo Ervateiro Região dos Vales, estando entre os cinco maiores grupos produtores de erva-mate no estado. Inicialmente, o evento estava previsto em 2021, foi adiado para maio deste ano, mês que inicia a colheita nos ervais. Entretanto, precisou ser novamente transferido e acabou remarcado para esse mês.