O grupo da terceira idade Viver a Vida, do bairro Brígida, comemora uma década de fundação neste ano. A primeira reunião foi realizada em 9 de janeiro, mas a comemoração e as atividades se estendem durante todo este ano com os integrantes.

Em 2009, a ideia partiu de três amigas: Hilda Schweickardt, Nilcia Henckes Schirmann e Romilda Schulte (já falecida). Ao perceber o número de pessoas da terceira idade no bairro e cogitando a possibilidade de reuni-los em momentos de integração foi que convidaram vizinhos, amigos e conhecidos do bairro para a primeira reunião, consolidada com cerca de 40 pessoas, conforme recorda a primeira e ainda atual presidente Nilcia Henckes Schirmann.
O grupo é formado por homens, mulheres e casais. Atualmente, a integrante mais nova, Leci Renz Kaulfuss, tem 55 anos e também é a rainha da terceira idade do grupo, acompanhada do rei Salvador Antonio dos Santos. Faz três anos que estão na corte. “Para nós é uma honra representar o grupo”, avalia Salvador. A rainha conta que eles são a comissão de frente nas entradas dos bailes da terceira idade em outras localidades.
Nas segundas e terceiras segundas-feiras de cada mês o grupo tem agenda marcada. São realizadas palestras, esclarecimentos nas áreas da saúde, educação, espiritualidade e há uma confraternização. Com data também pré-agendada, a cada 15 dias, ocorre o jogo de loto. A presidente diz que são mais de 70 associados, mas que participam de forma ativa no grupo cerca de 45 pessoas. Além dos encontros mensais de jogos e palestras, eles participam nos fins de semana de bailes e festas da terceira idade no município e na região.
Um dos orgulhos, do grupo, é ter conquistado o título de primeira princesa no concurso municipal da terceira idade com a integrante Glassilda Seidel.
“O grupo da terceira idade é coisa muito boa, é muito bom a gente sair, ler um livro ou o jornal, ver outras coisas e não ficar só em casa.”
Lúcia Tereza Gabe – 86 anos, uma das fundadoras e integrante do grupo Viver a Vida
DIRETORIA
A cada quatro anos é realizada a eleição da diretoria. Nos últimos mandatos, no período destes dez anos do Viver a vida, na presidência está Nilcia Schirmann. A vice-presidente é Lúcia Tereza Gabe, tesoureiro Oly Schirmann e secretária Cléria Farsen.
Ao avaliar os dez anos à frente da diretoria, Nilcia destaca que o grupo é baseado pela amizade e pela integração. “É a minha segunda família”, diz. A presidente destaca que valoriza e defende o grupo ao buscar proporcionar bem-estar e melhorias na qualidade de vida a partir das palestras informativas e das atividades diferentes realizadas a cada encontro.
COMEMORAÇÃO
No sábado, dia 9, a agenda da terceira idade será no ginásio do bairro Brígida, onde o grupo Viver a Vida será o anfitrião e vai receber os grupos convidados da região. Uma das fundadoras, a aposentada Lúcia Tereza Gabe que tem 86 anos, não perde os encontros.
Viúva e mãe de sete filhos, ela também faz parte do grupo ‘Viva La Vida’, que tem bailes todas as quartas-feiras no Clube Sete de Setembro. “A cada 15 dias participo aqui no Brígida e, nas quartas-feiras, meu compromisso é no Sete. Alguns sábados também participo com os grupos dos bailes”, diz.
*Texto escrito por Jaqueline Caríssimi
