O corretor de imóveis e avaliador Arlei Betiolo Theodoro, estará na Capital do Chimarrão, na terça-feira, 27, juntamente com outros responsáveis pelo projeto do Travel Inn Venâncio Aires, para uma reunião com o prefeito Jarbas da Rosa. Ele é um dos representantes da ANP Negócios Imobiliários, que cuida da comercialização de apartamentos do hotel que será construído no entroncamento das RSCs 287 e 453. Arlei informou que os investidores estão vencendo as etapas de documentação – inclusive junto à Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR) -, para posteriormente encaminharem o lançamento do projeto. De acordo com ele, as novidades devem ser anunciadas em breve. Com previsão de 125 apartamentos e investimento estimado em R$ 30 milhões, o empreendimento deve empregar entre 40 e 50 profissionais da construção civil e, quando estiver em funcionamento, garantir entre 25 e 30 empregos fixos.

HIDROVIA DO RIO TAQUARI NA PAUTA

O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) repercutiu o anúncio da liberação do Departamento de Infraestrutura de Transportes (Dnit) para dragagem do Rio Taquari, nos municípios de Bom Retiro do Sul, Cruzeiro do Sul, Venâncio Aires, Taquari e General Câmara. “Muitos achavam que era utopia e desdenhavam o debate que iniciamos, no ano passado, sobre a Hidrovia do Rio Taquari e o reposicionamento de Mariante na nova modelagem de exploração portuária que se desenha para os próximos 30 anos. Vejo que, aos poucos, o novo ciclo se constrói. Vou estar muito empenhado nisso. Venâncio precisa e merece”, afirmou ele. A dragagem visa garantir melhores condições de navegabilidade e liberdade para o trânsito fluvial até a Lagoa dos Patos e o Porto de Rio Grande.

SINALIZAÇÃO DO ACESSO LEOPOLDINA

Na tarde de quinta-feira, 22, recebi ligação de um servidor do setor de pinturas da Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Sisp). O profissional indagou sobre os motivos que levaram a Folha do Mate a dar destaque, na capa da edição de terça-feira, 20, para a sinalização do Acesso Leopoldina, que ficou torta. Expliquei que a situação repercutiu inicialmente nas redes sociais e, depois, no jornal, que publicou matéria sobre o assunto por ser de interesse comunitário. O pintor afirmou que este tipo de postura serve apenas para denegrir a imagem dos integrantes do setor, e questionou porquê o jornal não publica reportagens quando os serviços ficam perfeitos. Disse que entendia o desconforto dele e combinamos que vai me ligar quando o problema do Acesso for resolvido, para uma foto do trabalho correto.

PRESSÃO E RETOMADA DAS AULAS

Depois da pressão pela retomada das aulas presenciais em todo o Rio Grande do Sul, com manifestações registradas em vários municípios, o governador Eduardo Leite decidiu ceder. Com os números de casos, internações e óbitos por coronavírus em queda, Leite acredita que o momento seja propício, mesmo que não haja vacina para os professores com agilidade. Ouço comentários de que o resultado das aglomerações da Páscoa devem aparecer nos próximos dias. Além disso, há preocupação em relação ao Dia das Mães. Fica a torcida para que não tenhamos colapso no sistema de saúde, mais uma vez.

RAPIDINHAS

• Fase classificatória do Gauchão será concluída neste sábado, 24. Todos os seis jogos estão marcados para as 21h. No Beira-Rio, em Porto Alegre, o Inter enfrenta o Esportivo. Já o Grêmio vai a Erechim, onde encara o Ypiranga, no Colosso da Lagoa.

• Assoeva estreia na Liga Nacional de Futsal (LNF) 2021 na segunda-feira, 26, diante do Joinville. A partida está marcada para as 18h15min, no Centreventos Cau Hansen. Técnico Morruga afirma que o grupo está preparado e ansioso para a arrancada.

• Guarani segue em busca de um presidente para substituir Sérgio Batista. A expectativa é que o nome seja anunciado na próxima semana. Além dos colaboradores de sempre, a atual cúpula do Índio tenta agregar jovens à diretoria para garantir sucessões mais tranquilas. A Divisão de Acesso tem previsão de início no mês de agosto.

• Cada vez mais grupos de ciclistas são notados em Venâncio Aires e região. Moradores do interior tentam oferecer estrutura e pontos turísticos que possam ser visitados, como forma de atração dos praticantes do pedal. Sem dúvida, é um filão que deve ser aproveitado.