Durante a semana, ouvi rumores: a vice-prefeita de Venâncio Aires, Izaura Landim (MDB), estaria sendo sondada para disputar a eleição para a Câmara Federal, em 2022. Até o momento, só se ouve falar na disputa para a Assembleia Legislativa, já que os ex-prefeitos Airton Artus (PDT) e Giovane Wickert (PSB) confirmaram pré-candidaturas ao Palácio Farroupilha. Ou seja, até então os votos para deputado federal estariam à disposição de candidatos de fora da Capital do Chimarrão. Só que, se for confirmada a intenção de a vice-prefeita tentar uma cadeira em Brasília, os eleitores teriam uma opção e tanto. Embora seja certeza que Heitor Schuch (PSB), Marcelo Moraes (PTB), Marcel Van Hattem (Novo), Lucas Redecker (PSDB) e Danrlei de Deus Hinterholz (PSD) farão votos por aqui, o surgimento de um nome local poderia mudar o cenário de pulverização. O nome de Izaura tem mais apelo, por exemplo, do que o de Nilson Lehmen (MDB), que em 2018 fez 4.625 votos para federal em Venâncio, o segundo mais votado no município. O mais lembrado foi Heitor Schuch, com 9.398 votos.
DEBATE SOBRE A GUARDA MUNICIPAL É REACESO
O vereador Paulo Valdomiro Souza (PSD) trouxe à pauta, nas últimas semanas, um assunto que já é antigo em Venâncio Aires: a criação da Guarda Municipal. Ele sustenta que a medida surge como forma de incremento para a área da segurança pública, com reforço da proteção do patrimônio público, especialmente no que se refere a escolas, parques e praças. Na opinião do parlamentar, os agentes de trânsito poderiam ser transferidos para a Guarda Municipal (não sei se isso seria possível), que seria consolidada a partir de contratações de mais profissionais. “É uma medida importante para prevenir atos ilícitos, bem como coibir danos aos bens da população”, sustenta ele, que trabalha na área de segurança há muitos anos. Paulo Souza acredita que, com o aumento de agentes de segurança uniformizados, nas ruas, durante as 24 horas do dia, a comunidade terá sensação de maior tranquilidade.
STAHL SURPRESO COM REPERCUSSÃO DO RODÍZIO
O vereador Ezequiel Stahl (PTB) está surpreso com a repercussão das manifestações que fez acerca do rodízio na Câmara. Ele afirma ter recebido dezenas de mensagens de apoio após colocar em xeque a ‘dança das cadeiras’, de forma constante, no Legislativo. PSD e PDT são os partidos que mais se utilizaram do mecanismo, mas a legenda de Stahl também já deu oportunidade a suplentes na atual legislatura. Na opinião do petebista, a troca de nomes na Casa do Povo dever perder intensidade, uma vez que a comunidade, no geral, estaria condenando a prática, principalmente no caso de suplentes com baixa votação. Na sessão de segunda-feira, 12, Paulo Valdomiro Souza (PSD), que fez 51 votos em 2020 e está no Legislativo, atacou Stahl, afirmando que seu partido está dando vez e voz a todos. Nas redes sociais, Alexandre Fernandes (PSD), que também já passou pela Câmara, se somou às críticas ao vereador do PTB.
CLÁUDIO WESCHENFELDER ASSUME SEGUNDA-FEIRA
Por falar em rodízio, na segunda-feira, 19, o terceiro suplente do PDT, Cláudio Weschenfelder, vai assumir cadeira na Câmara. Ele obteve 369 votos nas urnas, em 2020, e ganha a oportunidade por 60 dias. Depois, nem volta à função de coordenador do Departamento de Esportes da Secretaria de Cultura e Esportes, pela qual respondia até sexta-feira, 16. Weschenfelder foi o escolhido do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para assumir o comando do Parque do Chimarrão, que neste momento é conduzido interinamente por Eduardo Luft (PDT), chefe de gabinete de Jarbas, destacado desde que Ciro Fernandes (PDT) deixou a função. Liderança de Linha Grão-Pará, Weschenfelder é apontado como político emergente e vai para o Parque por sua vocação para o trabalho comunitário e condição de mobilização de pessoas em torno das iniciativas que lidera. Para concorrer, ele se licenciou da presidência da Associação Esportiva São Pedro (Assespe), uma das entidades mais prósperas do interior do município. À coluna, informou que já tem projetos “no forno” e que serão apresentados durante a sua passagem pela Casa do Povo.
RICARDO LANDIM: EDUCAÇÃO FINANCEIRA NAS ESCOLAS
O vereador Ricardo Landim (PSL) apresentou indicação ao Executivo para que a Secretaria de Educação providencie cadastro junto ao Ministério da Educação, no sentido de que os professores da rede municipal de ensino sejam contemplados com recursos e orientações relacionadas à educação financeira. De acordo com ele, “a disciplina é uma tendência e o nosso país só tem a crescer com isso, pois a temática auxilia a inserção crítica e consciente de crianças e adolescentes no mundo atual, contribuindo para a constituição da cidadania”. Landim destaca ainda que a educação financeira aproxima o aprendizado escolar da vida prática. “O desenvolvimento da educação financeira nas escolas vai muito além de ensinar crianças e adolescentes a se organizarem financeiramente. Estudiosos reforçam que, por meio desta prática, os alunos aprendem e desenvolvem traços comportamentais que podem fazer a diferença no futuro”, completa o parlamentar.
RAPIDINHAS
• Paulo Valdomiro Souza (PSD) ficará na Câmara somente até o dia 2 de agosto, por isso tem aproveitado o tempo disponível para fazer indicações e apresentar projetos. Entre as suas sugestões está a atenção à saúde dos alunos da rede pública de ensino, com destaque para a prática de atividades físicas e incentivo à alimentação saudável. O parlamentar também defende maiores cuidados em relação à Covid-19; prevenção às doenças sexualmente transmissíveis; orientações relativas ao uso indevido de álcool, tabaco e outras drogas ilícitas; promoção e avaliação da saúde bucal, ocular e auditiva; e incremento das ações de combate ao mosquito da dengue. “São ações que devem ser reforçadas constantemente e que os educadores podem inserir no dia a dia das crianças e adolescentes”, comenta.
• Durante a semana, recebi uma importante informação: Mônia e Leandro Pitsch, leitores deste espaço, foram os primeiros a sugerir meu nome para receber o título de Cidadão de Venâncio Aires. A partir deles, a ideia chegou ao vereador César Garcia (PDT), que encaminha a honraria, que vou receber no dia 27 deste mês. Muito obrigado ao casal pelo carinho.