Equipe da Corsan finaliza obras no poço localizado no bairro Xangrilá (Foto: Divulgação/Corsan)
Equipe da Corsan finaliza obras no poço localizado no bairro Xangrilá (Foto: Divulgação/Corsan)

São as áreas mais altas e afastadas da Estação de Tratamento de Água (ETA), que está localizada no bairro Morsch, que costumam sofrer com a falta de água, principalmente, no verão. No entanto, desde o dia 1º de janeiro, nenhum registro de falta de água foi feito pelos moradores da região alta de Venâncio Aires onde, historicamente, o dilema de torneiras secas se repete.

No fim do ano passado, o prefeito Giovane Wickert chegou a anunciar que paralisaria qualquer obra da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a partir de 1º de janeiro, se os moradores voltassem a ficar sem água. A reportagem da Folha do Mate consultou moradores da região nesta semana e, segundo eles, neste começo de 2020, em nenhum dia ficaram sem água. “Felizmente não houve mais interrupções”, disse uma das moradoras.

A boa notícia é confirmada pelo gerente local da Corsan, Ilmor Dorr. Segundo ele, foi realizada uma intervenção programada no chamado terceiro recalque. “Estamos com mais uma bomba trabalhando em paralelo com a existente”, explica.


“Quando temos que cobrar e criticar assim fizemos. Mas precisamos reconhecer que a Corsan cumpriu com a data-limite do final do ano. Mesmo com toda a estiagem não faltou mais água na Cidade Alta este ano.”

GIOVANE WICKERT – Prefeito de Venâncio Aires


Conforme ele, a companhia está trabalhando em um conjunto de ações. A expectativa maior é pela finalização das obras de um poço que deve beneficiar os moradores dos bairros Cidade Alta, Parque do Chimarrão, Xangrilá, Acesso Dona Leopoldina e arredores.

Ele foi construído em uma área repassada pela Prefeitura, localizada no loteamento Morsch II, no bairro Xangrilá. A expectativa é concluir a obra até esta sexta-feira. “Daí ele entrará em fase de testes”, disse Dorr.

  • POÇO NA ASSIS BRASIL – Outro poço que a Corsan colocou recentemente em fase de testes fica localizado na Rua Assis Brasil. Segundo o gerente da companhia, ele ajudará no abastecimento da região central e bairro Santa Tecla.