Novas ações para amenizar as demandas pontuais relacionadas à falta de chuva em Venâncio Aires foram debatidas nesta terça-feira, 14, no encontro semanal do Comitê de Gerenciamento da Crise causada pela Estiagem no Município.
O novo decreto atualiza as orientações vigentes, com exceção do artigo 1 cuja descrição, ‘proíbe todo e qualquer uso de água potável de rede pública e de poços artesianos para os fins de lavagem de veículos automotores de qualquer espécie’, e libera por mais 15 dias – de 15 a 29 de abril – a atuação de postos de lavagens de veículos.
Apesar de ter tido o registro de precipitação acima dos 30 milímetros na noite anterior, as demais orientações seguem as mesmas, a partir do Decreto Nº 6.952 de 17 de março de 2020. Desta forma, continuam proibida a irrigação de gramados, jardins e floreiras, bem como, qualquer outro uso que possa significar o uso não prioritário; a reposição total ou troca de água de piscinas de entidades, associações ou residências; e a lavagem de calçadas e telhados de prédios comerciais, industriais ou residências.
Todas as secretarias e demais órgãos participantes do Comitê de Gerenciamento da Crise causada pela Estiagem continuam realizando o monitoramento de consumo de água, nível do arroio Castelhano, abastecimentos e demais demandas ligadas ao assunto.
CORSAN
A partir da implantação do decreto somado à mudança de clima dos últimos dias, a medição cúbica de utilização de água pela população urbana, conforme atualização recente diminuiu de 11 para nove mil metros cúbicos.