Os trabalhos no trecho de cerca de 1,8 km em Linha Sapé – cuja obra total prevê o asfaltamento de quase 6 km-, entram em uma nova fase. O Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) encaminhou nesta quarta-feira, 18, à Prefeitura, a aprovação dos testes de resistência do solo realizados no local da obra. Com a conferência e a aprovação por parte do órgão, será liberada ainda nesta semana para a empresa Avantte Engenharia e Participações – responsável pela obra após vencer a licitação -, a segunda parcela do recurso, no valor de R$ 216.952,07 mil.
Devido ao recesso de fim de ano da empresa, os próximos trabalhos serão executados a partir de 6 de janeiro. Na primeira parte do trecho, que já recebeu a regularização do subleito da terraplanagem, será dado início à execução do macadame (à base de rocha basáltica), ou seja, será feita a iniciação das camadas de sustentação ao pavimento, seguido da brita graduada.
INVESTIGAÇÃO
Ainda na manhã de ontem, a Prefeitura recebeu um ofício do Ministério Público (MP) informando sobre um processo de investigação iniciado em Santa Cruz, por possível falsificação de documentos para vencer editais. A apuração da suposta fraude na cidade vizinha não irá interferir no andamento das obras na Capital do Chimarrão.
Assim como os demais municípios, Venâncio também recebeu o comunicado e irá encaminhar ao MP, para conferência, toda a documentação relacionada a licitação realizada no município e vencida pela empresa.
De acordo com a procuradora jurídica do município, Marion Kist, o processo licitatório foi feito totalmente de forma legal, com documentos legítimos, reconhecidos em cartório, além de terem passado pelo crivo de comissões especiais e permanentes do Executivo, que contam com contador, engenheiro e advogado.