Desde segunda-feira, 13, as obras do monumento à bíblia foram retomadas na Praça Henrique Bender (Praça evangélica). O trabalho, que havia sido suspenso em decorrência da pandemia do coronavírus, tem previsão para ser concluído até o final de abril.
De acordo com a assessora administrativa da secretaria de Planejamento e Urbanismo, arquiteta Simone Becker Rech, o escultor retomou o trabalho e, na tarde de ontem, estava sendo construída a rosa dos ventos e a base do monumento religioso. Para o escultor Marcos Dastch, 57 anos, a base é o processo mais minucioso. “O mapa que forma a base é a parte mais demorada. Para finalizar, vamos colocar as lâmpadas de LED, os nomes dos distritos e fazer o jardim no entorno”, explica o artista, que realiza pela segunda vez um trabalho neste formato.
Dastch, mais conhecido como Daty, elaborou uma bíblia há três anos, na praça de Cidreira. Contudo, a obra tinha apenas 2,5 metros de altura, diferentemente do monumento da praça evangélica, que mede, 3,4 metros de altura. “Algumas vezes faço uma parte da obra em meu ateliê mas, para elaborar a bíblia gigante, passei a maior parte aqui na praça”, explica o artista.
ARTISTA
Daty é natural de Lajeado, mas mora em Travesseiro. Aos 18 anos, começou a trabalhar na área, inspirado pelo avô, que realizava trabalhos em madeira. Atualmente, o artista é reconhecido na região na produção de esculturas, monumentos e mascotes.
Banheiro da Praça
Também foram retomadas, nesta semana, as construções dos banheiros da Praça Coronel Thomaz Pereira (Praça da Matriz). De acordo com assessora administrativa da secretaria de Planejamento e Urbanismo, arquiteta Simone Becker Rech, a previsão de entrega será para o início de junho.
Segundo ela, a obra necessita de alguns complementos. “O próximo passo é colocar a louça sanitária, a pintura do forro, o piso do entorno e as caixas de inspeção de esgoto”, afirma.
Simone acrescenta que a cor da pintura externa ainda está sendo definida. “Pretendemos utilizar duas ou três cores”, explica.