A Organização Não Governamental (ONG) Parceiros da Esperança (Paresp) completou, no dia 11 de novembro, 15 anos de atuação. Neste período, cerca de cinco mil crianças e adolescentes foram atendidos pela entidade, onde ocorrem diversas oficinas escolares, esportivas e recreativas, e são servidas refeições em turno oposto ao das aulas regulares. Tudo isso, de forma gratuita para os estudantes.
Há 8 anos, Ruan Yan da Rosa, 16 anos, participa das atividades da Paresp. Por isso, caracteriza o local como sua segunda casa. Atualmente, ele não é matriculado na ONG, mas vai, pelo menos, uma vez por semana almoçar e passar o dia na entidade.
Ruan comenta que, durante sua vida, a Paresp sempre esteve presente, tanto nos momentos ruins como nos bons. “Sempre que tive momentos difíceis, como a perda da minha avó, a Paresp me ajudou”, conta, ao lembrar que, além do acolhimento, também recebeu atendimento psicológico.
Ano passado, a entidade conseguiu uma vaga de Jovem Aprendiz para Ruan, e ele passou a trabalhar no Supermercado Imec. “Eles me incentivaram e conseguiram para mim. Acredito que, se não estivesse aqui, nem pensaria em trabalhar, porque aqui eles incentivam sonhos”, observa.
O adolescente lembra de um curso que ele e os colegas tiveram na Paresp, no qual aprenderam a fazer um currículo, como se portar na entrevista e outras dicas para ser um bom profissional. “Foi uma iniciativa boa, com a qual aprendi muito.”
CRIANÇAS
O sonho de Ruan é ser professor de Educação Física e atuar com as crianças. Antes de trabalhar no supermercado, ele era monitor na Paresp e aprendeu a conviver com os pequenos. “Antes não tinha paciência nem para cuidar da minha irmã. Ao entrar aqui, aos poucos, aprendi como cuidar e lidar com as crianças e com os conflitos delas. Por isso, quero trabalhar diretamente com crianças”, destaca o jovem.
Pela imensa gratidão que tem pela instituição, ele procura fazer parte das ações da Paresp, ajudar a cuidar das crianças e fazer outras tarefas. “Ou estou no mercado, na aula ou na Paresp”, comenta, ao garantir que não quer perder o vínculo com a Paresp – sua família de coração.
“Um muito obrigado é pouco para agradecer esse lugar, porque já fizeram muito por mim. É um trabalho que eu amo e admiro.”
Ruan Yan da Rosa
Ex-aluno
Um espaço para aprender e fazer novas amizades
Quando Samanta Gabriele Ferreira, 13 anos, se mudou do interior para a região urbana do município, não queria ficar sozinha em casa pela tarde, porque estudava de manhã. A partir disso, conheceu a Paresp e foi matriculada na instituição. Há dois anos na entidade, ela diz que estar rodeada de pessoas boas ajudou no momento de mudança.
Antes de estar na Paresp, Samanta também não planejava o que queria ser quando crescesse, mas agora tem o sonho de ser veterinária. “Aqui, eles mostram que somos capazes de sonhar e realizar. Me sinto muito feliz na Paresp.” Entre as coisas mais importantes para ela, com o convívio na instituição, estão as amizades. “São muitas pessoas especiais”, ressalta.
Perspectiva de futuro
Amanda Rafaela Gollmann, 13 anos, frequenta a Paresp há 6 anos. Para ela, a ONG ajudou para que tivesse mais perspectivas. A jovem diz que conheceu o projeto por amigos e decidiu participar, porque ia na escola pela manhã e, à tarde, não tinha nada para fazer e não queria ficar sozinha em casa.
Ela lembra que, quando começou a participar das atividades na Paresp, nem imaginava o que queria para o futuro, mas, com o tempo, começou a sonhar mais. “Agora que sou maior, a professora Sara me chamou para ser monitora e ajudar com as crianças, isso me incentivou e mostrou que sou capaz. Sonho em ser professora”, expõe.
Além disso, a menina considera que o círculo de amizades que fez na entidade, os aprendizados e a ajuda psicológica são fundamentais para ela e os colegas. “É um lugar maravilhoso, que nos ajuda muito.”
Ajuda para socializar
José Augusto da Silva de Bittencourt, 16 anos, ingressou na Paresp há cerca de uma década, por incentivo da irmã, que também participava das atividades. Desde o início, adorou o lugar. José comenta que, grande parte da sua evolução pessoal está relacionada ao auxílio que recebe na instituição, pois, antes, ele era muito tímido e bravo com as pessoas. “Eu era meio revoltado, não gostava de conversar e socializar com as pessoas. Aqui, aos poucos, tive ajuda para ir melhorando e agora tenho bons amigos”, comenta o jovem.
Para o guri, perder a timidez foi um grande avanço, pois acredita que isso irá ajudar no futuro. “Meu próximo passo é ir para o mercado de trabalho, algo que a entidade já está me ajudando. Por isso, não ser mais tão tímido é bom, pois precisarei me comunicar mais.” José também faz planos para ser desenhista ou mecânico. “Aqui e na escola, eu desenvolvi um amor por desenhar e quero trabalhar com isso. Se não der, quero ser mecânico”, afirma.
15 motivos de orgulho para a Paresp
1. A ONG foi fundada por quatro voluntárias: Alília Schwengber, Lori Pitsch, Rejane Genz (falecida) e Sara da Rosa (coordenadora da Paresp).
2. Cerca de 5 mil crianças e adolescentes já foram atendidos pela ONG.
3. A Paresp tem capacidade de ter até 120 estudantes matriculados. Por conta da pandemia do coronavírus, atualmente, atende cerca de 40 crianças e adolescentes.
4. A entidade conta com 10 funcionários. Entre eles, estão assistentes sociais, educadores sociais, psicólogos, administradores, recreacionista, monitores, auxiliares de limpeza e de cozinha. A coordenadora Sara da Rosa atua voluntariamente.
5. O coral da Paresp conta com 50 integrantes. No fim do ano, o grupo sempre visita empresas para se apresentar.
6. As crianças atendidas pela ONG recebem quatro refeições diárias: café da manhã, lanche da manhã, almoço e lanche da tarde.
7. O supervisor administrativo da Paresp, Leonardo Duarte, é o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica).
8. A sede própria foi inaugurada em 15 de maio de 2011, construída com a ajuda da comunidade
9. A quadra de esportes foi inaugurada em 2015 e recebeu melhorias em 2018. Ela foi doação do empresário Allan Kardec Nunes Bichinho.
10. Oficinas de artesanato, canto, esportes, informática, recreação, reforço escolar, inglês, horta e jardinagem, balé e música são oferecidas para as crianças.
11. A Paresp conta com clube de leitura.
12. Periodicamente, a ONG realiza o Brechó da Paresp, que conta com diversas peças de roupas que são comercializadas para a comunidade em geral entre os valores de R$ 1 e R$ 5. O lucro é revertido para a entidade.
13. A Paresp promove, anualmente, o ‘Circulo de Construção de Paz’, que capacita profissionais da rede socioassistencial dos municípios da região.
14. Mensalmente, as famílias recebem ranchos, que são feitos a partir de doações da comunidade.
15. No dia 11, quando a Paresp completou 15 anos, recebeu de presente do Lions Clube Melvin Jones, uma biblioteca, com dezenas de livros infantis e juvenis.
Quer ajudar?
A ONG Paresp aceita doações de alimentos, materiais de higiene, leite zero lactose, roupas e materiais escolares. As doações podem ser entregues na sede da entidade, na rua Pedro Grünhauser, 2000, no bairro Morsch. Também é possível contribuir com doações em dinheiro, por depósito bancário.
Dados bancários
CNPJ: 08.294.101/0001-24
• Banrisul: Banco: 041- Banrisul / Agência: 0957 / Conta: 06.129110.0-6
• Caixa: Banco: 104 – Caixa Federal / Agência: 0529 / Operação:003 / Conta: 1546-7
• Sicredi: Banco: 748 – Sicredi / Agência: 0156 / Conta: 37481-9