Poços reforçam abastecimento de água em diversos bairros de Venâncio

-

Uma série de obras e ações da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), para combater os problemas de falta água, deve garantir melhorias no abastecimento em diversos bairros de Venâncio Aires, em especial, na parte alta da cidade.

Desde a semana passada, está em fase de teste um novo poço artesiano implantado no bairro Xangrilá. Além disso, no início do mês, foi reativado um poço na rua Assis Brasil, no bairro Aviação. Perfurado em 1976, ele estava desativado há mais de 10 anos.

Cada um deles, tem capacidade de produção de 40 mil litros de água, por hora. Ambos estão funcionando em horários intercalados, em torno de 12 horas por dia. De acordo com o gerente da Corsan de Venâncio Aires, Ilmor Dörr, eles reforçam o sistema de abastecimento de água da cidade, que tem o Arroio Castelhano como principal ponto de coleta.

O objetivo é garantir que, em horários de pico, com muito consumo, como é o caso dos fins de semana – quando era comum moradores da parte alta da cidade sofrerem com a falta de água – a água continue chegando normalmente às residências.

Além disso, o poço localizado no bairro Xangrilá deve auxiliar quando acontecerem interrupção no abastecimento por conta de problemas no sistema de captação ou tratamento. Bairros como o Cidade Nova, Xangrilá e Leopoldina eram os que ficavam mais tempo sem água, nessas situações, por conta da distância do local de tratamento de água. “As extremidades da cidade são as áreas mais afetadas, por isso, a ideia de implantar poços nesses locais”, explica Dörr.

OUTRAS OBRAS

Segundo o gerente da Corsan, além dos novos poços, outras duas ações contribuíram para melhorias no sistema de abastecimento de água. A obra na rua Jacob Becker, em frente ao Colégio Professor José de Oliveira Castilhos, realizada no início de dezembro do ano passado, possibilitou um aumento na vasão da água, garantindo que um volume maior chegue até o terceiro recalque da Corsan – reservatório de água localizado na rua Visconde do Rio Branco, na esquina com a Senador Pinheiro Machado, que abastece a região alta.

Além disso, foi realizada a troca de um transformador do terceiro recalque e, com o aumento na capacidade de energia elétrica, o bombeamento também foi reforçado. “Antes, o consumo era alto e o bombeamento não dava conta. Assim, quando o reservatório chegava no limite de 15%, a bomba parava de mandar água para a rede, até restabelecer o nível necessário de água. Isso ocorria especialmente aos sábados, que é o dia de maior consumo”, detalha Dörr. Ele afirma que, com os ajustes no sistema, tudo tem funcionado bem. “Nos últimos sábados, os reservatórios não baixaram de 90%.”

Até o fim do ano, a Corsan pretende implantar outros dois poços: um no bairro Bela Vista e um no Santa Tecla. Além disso, há ideia de perfurar um poço junto à Estação de Tratamento de Água (ETA).


“Com essas melhorias com novos poços, troca de transformador do terceiro recalque e aumento da vasão da água para chegar à parte alta da cidade, não devemos mais ter problemas no abastecimento de água por um bom tempo.”

ILMOR DÖRR – Gerente da Corsan


Expectativa dos moradores é pelo fim da falta de água

Moradores do bairro Xangrilá há 2 anos, Ernido Behling, 65 anos, e Elaci Behling, 59 anos, já tiveram dificuldades com a falta de água no local. Conforme a dona de casa, muitas vezes, a água terminava próximo das 11h. “Quando precisava fazer comida não tem mais água. Isso dificulta para fazer as tarefas de casa como lavar as roupas e as louças. Mas, acredito que vai melhorar com o poço da Corsan”, comenta.

Moradora parte alta da cidade, Elaci espera que o poço melhore o abastecimento de água do local (Foto: Eduarda Wenzel/Folha do Mate)

O casal que morou anos no interior conta que, além dos problemas no abastecimento, a qualidade da água os afeta, pois eram acostumados com água de poço. “Toda semana, especialmente nas segundas e terças-feiras, a água vem muito suja, não dá para tomar. Espero que isso também melhore”, diz Behling.

Colaborou: Eduarda Wenzel 



Juliana Bencke

Juliana Bencke

Editora de Cadernos, responsável pela coordenação de cadernos especiais, revistas e demais conteúdos publicitários da Folha do Mate

Clique Aqui para ver o autor

Oferecido por Taboola

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /bitnami/wordpress/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido