Pode até parecer estranho, mas escovar os dentes dos cães é muito importante. Caso você ainda não tenha isso incluso em sua rotina de cuidados com o seu amigo de quatro patas, é importante inserir. Isso porque se não for feita uma escovação semanal, problemas bucais podem ser diagnosticados em seu pet.
De acordo com o médico veterinário Everton Luís Notti, a escovação não é apenas para evitar o mau hálito, mas também para prevenir a formação de tártaro e, em consequência, a retração gengival e perda dos dentes. “Em muitos casos ocorre fístula do dente doente para a cavidade oral, causando infecções respiratórias”, ressalta o profissional.
Notti salienta que a escovação deve ser feita com escovas de cerdas macias ou em forma de dedeiras. “Fazendo sempre o uso de creme dental apropriado para animais, pois não podem conter flúor, uma vez que animais não sabem cuspir para eliminar o creme dental”, orienta. O indicado é realizar a escovação ao menos duas vezes na semana. Notti acrescenta que além dos recursos da escovação, há possibilidade de dissolver soluções na água de beber dos animais e que pode auxiliar na higienização da boca e retardar a formação de tártaro. “Para termos um animal que permita ou facilite na manipulação para a escovação, devemos habituar esse pet desde filhote manipulando a boca dele de vez em quando, nem que somente com o dedo”, complementa.
CONSEQUÊNCIAS
A não escovação dos dentes dos animais pode acarretar em gengivites, periodontites, abscessos e perdas de dentes. “As doenças mais comuns são as gengivites e retrações gengivais em cães e gatos. Lembrando sempre que existem doenças orais em felinos, que são virais e bem graves, se observadas, deve-se procurar o veterinário”, reforça Notti.
O médico veterinário fala que é comum encontrar pessoas buscando ajuda quando há desconforto diante do odor da boca dos animais. “Isso ocorre em quadros bem avançados e, inclusive, com eminente perdas de dentes”, acrescenta.
LIMPEZA DE TÁRTARO
Há possibilidade de realizar um ultrassom dentário com jato de bicarbonato para a limpeza de tártaro. No entanto, para que o procedimento seja realizado, é necessário que animal tome um determinada medicação por alguns dias antes pré e pós o tratamento. “O procedimento só se consegue realizar com a tranquilização medicamentosa do animal e por este motivo, se faz necessário alguns exames pré-anestésicos”, diz.