Na manhã desta segunda-feira, 22, foi realizado o ato de lançamento do programa Cidade Empreendedora, do Sebrae/RS, que será desenvolvido em Venâncio Aires. A solenidade de início dos trabalhos foi feita através de uma transmissão, ao vivo, no Facebook da Prefeitura de Venâncio Aires, com a participação de representantes do poder público e do Sebrae.
O objetivo do programa é oferecer atividades de formação divididas em seis áreas: Liderança, Valorização das empresas, Desburocratização, Compras governamentais, Inovação e Educação empreendedora. As ações serão destinadas para empreendedores, com cursos e treinamentos e, em determinadas etapas, integrarão gestores e servidores do município. No eixo de educação empreendedora, o programa será aplicado em escolas.
Durante a transmissão, o prefeito Giovane Wickert falou sobre a importância de desenvolver o programa em uma época de incertezas, em um momento atípico para todos e em que é necessário criar novas estratégias e frentes de trabalho. “O Cidade Empreendedora vem num momento muito atípico. Essa pandemia nos fez pensar na reinvenção, vivendo um novo normal daqui pra frente”, afirma.
O prefeito destacou que o programa reforça a importância de ações para o desenvolvimento econômico do município junto a outras iniciativas municipais como o Venâncio Empreendedor e o Venâncio Sem Fronteiras. “O equilíbrio da nossa economia dividido entre os setores da agricultura, indústria e comércio e serviços tem nos favorecido no ambiente de negócios”, completa.
O diretor superintendente do Sebrae/RS, André Godoy, enfatiza que o município se mostra disposto a diversificar a matriz econômica e isso é muito relevante por não depender de um setor específico para se desenvolver. “O município de Venâncio Aires é parceiro do Sebrae de longa data e para nós é uma honra muito grande fazer parte desse ambiente que vê o empreendedorismo como uma saída para melhorar o desenvolvimento e a vida dos cidadãos”, reforça. O diretor também cita a certificação bronze que a Sala do Empreendedor obteve no ano passado e o esforço que vem sendo feito para alcançar a medalha de ouro neste ano.
Mais empreendimentos
Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares fala do aumento de microempreendedores individuais nos últimos dois meses a importância de desenvolver iniciativas favoráveis para esse público em um período de crise. Ele aponta que no mês de abril Venâncio contava com 1.480 Microempreendedores Individuais (Meis) e, em junho, passou para mais de 1,6 mil, assim como o aumento de cadastro de pessoas físicas e profissionais autônomos. “O grande objetivo é tornar o nosso município cada vez mais empreendedor, com profissionais que se destacam na região em virtude da qualidade dos serviços”, salienta.
Também participou do ato o secretário da Fazenda, Eleno Stertz, que apresenta números que demonstram o espírito empreendedor da população de Venâncio Aires. “A atividade primária é o segundo setor que mais gera Valor Adicionado Fiscal para Venâncio Aires, com 17,6%”, observa.
Treinamentos
Os empreendedores que quiserem ter mais informações e participar das capacitações que serão desenvolvidas pelo programa podem entrar em contato diretamente com a Sala do Empreendedor para agendamentos. Soares destaca que o primeiro passo é o início do processo de consultoria para a definição do perfil empresarial dos empreendedores. “Essa consultoria é inicialmente gratuita e será traçado o mapa de maturidade da atividade e a partir daí será encaminhado um treinamento específico, onde muitos serão on-line e gratuitos”, explica.