A Combate à Fraude, empresa venâncio-airense de segurança digital, é a primeira brasileira com tecnologia própria de prova de vida a estar em conformidade com o padrão ISO/IEC 30107-3, que atesta a segurança de soluções biométricas de reconhecimento facial. Cocriador da empresa, Rafael Viana, ressalta a importância da conquista. “A certificação internacional é importante para comprovar a nossa eficiência. O mercado está cada dia mais exigente, principalmente, na área das fraudes, onde precisamos sempre provar nossa qualidade e segurança”, destaca.
Desenvolvida no país, a tecnologia de prova de vida da Combate à Fraude é utilizada por diversos varejistas, bancos, fintechs (empresas que redesenham a área de serviços financeiros com processos inteiramente baseados em tecnologia) e empresas de serviços, como forma de garantir a veracidade na identificação de pessoas no processo de cadastro (onboarding). “Trabalhamos na verificação de identidade, para garantir que aquela pessoa é ela mesma. Atualmente, são vários golpes, onde pessoas se passam por outras. É comum na internet”, enfatiza Viana.
A solução de prova de vida da startup passou por uma série de avaliações que simularam várias tentativas de fraudadores usando fotos e vídeos falsos. Os resultados dos testes apontaram que 0% dessas tentativas foram aceitas pelo sistema da empresa. O gerente de produtos da Combate à Fraude, Clarel Spies, explica como funciona a tecnologia. “É uma solução para as pessoas que realizam um onboarding no smartphone e precisam provar que são elas mesmo, ao vivo, e naquele momento, que tentaram realizar o processo em um banco ou fintech”, pontua.
A aprovação
A conformidade da solução com o padrão ISO/IEC 30107-3 permite às empresas diminuir drasticamente as chances de fraudes de golpistas que tentam se passar por outras pessoas usando fotos de terceiros, documentos forjados, além de imagens e vídeos de outros sendo mostrados de um dispositivo móvel. “Essa certificação é uma ISO. Para ser aprovado é preciso passar por diversos requisitos e confirmar que a tecnologia está apta. É uma tecnologia própria, estaremos vendendo e disponibilizando o nosso suporte para o cliente, mostrando a nossa capacidade”, comenta Spies.
A prova de vida no cotidiano
O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS), tem projetos de inserir a prova de vida na forma digital, através do celular. Abrindo as possibilidade de fraudes, como o fraudador utilizar uma foto impressa da pessoa ou colocar uma máscara para se passar pela pessoa. “Com a nossa ferramenta garante que isso não ocorra, ela tem uma solução de inteligência para identificar pontos de profundidade, reflexo, incidência de luz, para comprovar que é uma pessoa ao vivo fazendo a prova de vida”, conclui Spies.
Quase 200 funcionários e expansão internacional
Criada em 2019, a Combate à Fraude é uma empresa que verifica a autenticidade de identidades pessoais no ambiente on-line e informações cadastrais de pessoas e empresas. A coordenadora de marketing, Natália Lord, destaca o desempenho de 2021 e os planos para o futuro. “Foi um ano de muito crescimento na Combate à Fraude, com saldo positivo. Dobramos o número de clientes”, contextualiza.
De acordo com o cocriador da empresa, Rafael Viana, os objetivos são altos. “Buscamos ser a maior empresa de verificação de identidade do país. Somos uma das três maiores nesse momento. Temos 198 pessoas trabalhando na empresa. Temos pessoas em Venâncio, Santa Maria, São Paulo, Rio de Janeiro e mais de 35 cidades diferentes. Nosso trabalho é remoto, apesar de termos um escritório no centro de Venâncio”.
A coordenadora de marketing complementa. “Temos planos de expansão. Estamos em alguns países já e pretendemos evoluir nessa parte, estamos nos Estados Unidos, Reino Unido e 2022 a proposta é expandir mais”.
“Quando conseguimos algo que é o primeiro a ser certificado no Brasil, comprovamos nossa segurança para os clientes. Além disso, ganhamos a liberdade de utilizar uma ferramenta própria, aqui temos certeza que podemos vender ela com tranquilidade por ser nossa.”
NATÁLIA LORD
Coordenadora de Marketing
Números da Combate à Fraude em 2021
- Mais de 9 milhões de análises realizadas
- 80 mil fraudes evitadas
- Mais de R$ 500 milhões de prejuízo evitados