Na semana passada, foi divulgado um plano de obras que envolve mais de R$ 2,3 milhões em recursos para obras e melhorias em onze prédios públicos da rede de saúde de Venâncio Aires. No entanto, além dos já contemplados, mais outros postos têm a necessidade de receber reformas. Um destes casos é a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Mariante, inaugurada em 2015, que tem estrutura com problemas de rachaduras.
O secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, afirma que a reforma tem que ser feita, e o mais rápido possível. Ele comenta que o projeto só não foi incluído no plano de obras pois os engenheiros ainda trabalham em cima disso. “A Secretaria do Planejamento está cuidando deste projeto, que é de uma reforma na estrutura, a intenção é resolver também o quanto antes.”
A comunidade, que frequenta a ESF, vê de perto essa necessidade. Na semana passada, a família Guedes, que reside na localidade, usou os serviços da unidade. Thaís Guedes, 25 anos, levou o filho Gael Matheus para ser avaliado pelo médico devido a uma gripe. O pequeno de 1 ano e 9 meses sempre é atendido no posto, com consultas e vacinas. Quem também acompanhou a dupla foi Aline Guedes, 28 anos, que é irmã de Thaís; e a mãe delas, Ana Andréia Guedes, 53 anos. Todas são donas de casa e utilizam o posto para tudo que precisam, principalmente nos meses mais frios, quando as doenças respiratórias agravam.
Aline reforça que a insegurança maior com a estrutura do prédio é com as rachaduras que aparecem em salas do posto, que é relativamente novo. “A nossa família, pelo menos, usa com bastante frequência. Já é difícil com um médico clínico geral para todos os atendimentos, imagina se fecharem o posto.” Outra reclamação da família Guedes é com a espera pelas fichas, que ainda acontece todas as segundas-feiras. Por vezes, contam que já chegaram a madrugar para conseguir consulta na mesma semana.
Em andamento
No momento, na área da saúde, são quatro licitações em aberto para contratação de empresas que farão reformas nos postos de Travessa, Teresinha, Vila Arlindo e na Farmácia Municipal. Além disso, são seis projetos estão prontos esperado recursos para iniciar: os postos de Santa Emília, Estância Nova, Macedo e Caic, além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Novo Centro de Nefrologia. O Centro Municipal de Esterilização está com obra em andamento.