Reformas são aguardadas na ESF Mariante

-

Na semana passada, foi divulgado um plano de obras que envolve mais de R$ 2,3 milhões em recursos para obras e melhorias em onze prédios públicos da rede de saúde de Venâncio Aires. No entanto, além dos já contemplados, mais outros postos têm a necessidade de receber reformas. Um destes casos é a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF) Mariante, inaugurada em 2015, que tem estrutura com problemas de rachaduras.

O secretário municipal de Saúde, Tiago Quintana, afirma que a reforma tem que ser feita, e o mais rápido possível. Ele comenta que o projeto só não foi incluído no plano de obras pois os engenheiros ainda trabalham em cima disso. “A Secretaria do Planejamento está cuidando deste projeto, que é de uma reforma na estrutura, a intenção é resolver também o quanto antes.”

Salas estão com rachaduras nas paredes.

A comunidade, que frequenta a ESF, vê de perto essa necessidade. Na semana passada, a família Guedes, que reside na localidade, usou os serviços da unidade. Thaís Guedes, 25 anos, levou o filho Gael Matheus para ser avaliado pelo médico devido a uma gripe. O pequeno de 1 ano e 9 meses sempre é atendido no posto, com consultas e vacinas. Quem também acompanhou a dupla foi Aline Guedes, 28 anos, que é irmã de Thaís; e a mãe delas, Ana Andréia Guedes, 53 anos. Todas são donas de casa e utilizam o posto para tudo que precisam, principalmente nos meses mais frios, quando as doenças respiratórias agravam.

Aline reforça que a insegurança maior com a estrutura do prédio é com as rachaduras que aparecem em salas do posto, que é relativamente novo. “A nossa família, pelo menos, usa com bastante frequência. Já é difícil com um médico clínico geral para todos os atendimentos, imagina se fecharem o posto.” Outra reclamação da família Guedes é com a espera pelas fichas, que ainda acontece todas as segundas-feiras. Por vezes, contam que já chegaram a madrugar para conseguir consulta na mesma semana.

Família Guedes usa com frequência o posto de saúde.

Em andamento

No momento, na área da saúde, são quatro licitações em aberto para contratação de empresas que farão reformas nos postos de Travessa, Teresinha, Vila Arlindo e na Farmácia Municipal. Além disso, são seis projetos estão prontos esperado recursos para iniciar: os postos de Santa Emília, Estância Nova, Macedo e Caic, além do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) e do Novo Centro de Nefrologia. O Centro Municipal de Esterilização está com obra em andamento.



Luana Schweikart

Luana Schweikart

Jornalista formada pela Unisc - Universidade de Santa Cruz do Sul. Repórter do Jornal Folha do Mate e da Rádio Terra FM

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido