Com o anúncio de um novo modelo de Distanciamento Controlado, feito na sexta-feira, 14, o governador do Estado, Eduardo Leite, largou o rojão no colo dos prefeitos. Agora, ele não será mais o único alvo, quando as coisas dão errado, ou o único lembrado, quando são registrados os acertos em relação à pandemia. Os prefeitos, que tanto queriam – pelo menos a grande maioria -, têm agora autonomia para flexibilizações e restrições, sempre sob supervisão do Estado e com possibilidade de responsabilização por suas decisões. Na minha opinião, pode-se classificar a medida de Leite como saída de uma sinuca de bico, principalmente para quem almeja concorrer a presidente.

PRIMEIRA VITÓRIA NA LNF

No domingo, 16, enquanto preparava um filé de piava que veio de Cachoeira do Sul, do freezer do meu pai, o Beto Dickow, acompanhei o jogo da Assoeva frente ao Atlântico, de Erechim. Os veteranos Boni e Valdin jogaram o ‘fino da bola’ e tiveram suporte dos mais jovens, que correram para segurar as pontas lá atrás. O goleiro Andrei, que substituiu Kelvin, ‘brincou’ de fazer defesas difíceis. A entrega do time culminou na vitória por 2 a 1, a primeira na Liga Nacional de Futsal (LNF) de 2021, resultado extremamente importante para o time de Morruga. Está claro que a Assoeva dá o máximo em quadra e cansa na segunda etapa, quando a equipe opta por ficar postada na defesa. Isso, obviamente, porque tem obtido vantagem nos primeiros 20 minutos. Se levarmos em conta o investimento do clube em relação aos demais que enfrentou até agora (Joinville, ACBF e Atlântico), bem como as dificuldades pelas quais a Assoeva está passando, é muito satisfatório o desempenho: uma vitória, um empate e uma derrota.

SEMANA DA DUPLA GRE-NAL

Semana Gre-Nal vai ser agitada, principalmente para o Inter. Depois de perder o clássico de domingo, 16, em casa, por 2 a 1, de virada, o Colorado vai ao Paraguai para enfrentar o Olímpia, pela Libertadores. Se for derrotado na partida de quinta-feira, 20, às 21h, a vaga às oitavas de final estará ameaçada. A maioria das manifestações dos torcedores vermelhos vai no sentido de demissão de Miguel Ángel Ramírez, mas a direção mantém a convicção no trabalho do espanhol. O Grêmio está mais tranquilo, pois conseguiu uma vantagem importante para a decisão do Gauchão e só por um desastre perde a vaga nas oitavas da Sul-Americana, competição pela qual entra em campo também na quinta-feira, 20, diante do Aragua, na Venezuela, às 21h30min. Além disso, o Tricolor deve anunciar o retorno de Douglas Costa. Faltam detalhes para a apresentação do atacante.