O Rotary Club de Venâncio Aires confeccionou e começou a distribuir 620 máscaras de proteção contra a Covid-19. O objetivo é beneficiar pessoas que não dispõem de recursos financeiros para adquiri-las. Hoje, se trata de um acessório indispensável para quem circula pela rua ou trabalha. Recentemente, decreto municipal que flexibilizou a abertura do comércio determina o uso obrigatório por trabalhadores que atuam no atendimento ao público. Tem sido um produto tão procurado, que virou motivo de campanhas e ações voluntárias em Venâncio Aires.
Quem está à frente da iniciativa do clube se serviço é a associada e empresária Fabiana Bergamaschi. Mais do que doar, a diretora da Venax Eletrodomésticos considera necessário conscientizar a população sobre a importância do uso da máscara para proteção da saúde. Tanto é que cada doação será acompanhada de um cartão com orientações sobre manipulação e higienização.
A intenção é entregar todas as máscaras até segunda-feira, 27. Fabiana informa que 140 foram destinadas para Mato Leitão, onde o clube tem afiliados. O companheiro de clube Marcelo Schuck ficou encarregado de levá-las. Outros rotarianos que estão na linha de frente desta campanha são José Augusto Spies e José Eleir de Macedo. Mas a intenção, complementa a empresária, é envolver a todos na distribuição. “Queremos que chegue às pessoas certas, que realmente precisam.”
Fabiana destaca, ainda, que toda a ação envolveu empresas e pessoas da comunidade, da compra dos tecidos e elásticos à confecção. Coube aos rotarianos a doação dos recursos e a distribuição. E o cartão foi impresso, sem custo, pela Gráfica Traço. O presidente do Rotary Club Venâncio Aires, João Moacir Laufer Ferreira, considera a ação mais que justa e necessária, pois a mesma vai abranger pessoas dos grupos de risco, idosos e quem não possui condições financeiras de adquirirem as máscaras. “Esse sempre tem sido o objetivo do Rotary: beneficia-se mais quem melhor serve.”