Circulam nos grupos de WhatsApp áudio e vídeo do vereador Alberto Sausen (PTB), com parte do pronunciamento que fez no período das Comunicações, na sessão da Câmara de segunda-feira, 19. É que o petebista parabenizou os dentistas, em especial o colega André Puthin (MDB), pela passagem do 21 de abril, Dia de Tiradentes. Embora Tiradentes tenha sido dentista, a data, na verdade, é uma homenagem ao mártir da Inconfidência Mineira, enforcado em praça pública no dia 21 de abril de 1792, no Rio de Janeiro, depois que a conspiração dos separatistas foi descoberta pelas autoridades. O Dia do Dentista é comemorado no Brasil em 25 de outubro. Contatado, Sausen não se manifestou sobre o episódio.

METRALHADORA DO MUCHILA

O vereador Elígio Weschenfelder, o Muchila (PSB), disparou a sua metralhadora contra a Administração do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) mais uma vez. De acordo com ele, os venâncio-airenses estão decepcionados com os primeiros 100 dias do governo. “Estão esperando a promessa de mudança, que ainda não deu as caras”, afirmou, para em seguida acrescentar: “Cadê os projetos deste governo? E a luz de led? É só mídia a peso de ouro”. O socialista também voltou a manifestar preocupação com o valor de R$ 5,2 milhões em financiamentos encaminhados pelo Executivo. Aí teve que ouvir do presidente da Câmara, Tiago Quintana (PDT): “O senhor aprovou os financiamentos. Votou a favor”. Muchila garantiu que vai manter a vigilância e a fiscalização em relação aos atos da atual gestão.

RAPIDINHAS

• Ricardo Landim (PSL) teve pedido atendido pela Administração: as ruas laterais da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Cruzeiro, receberam rejeito asfáltico. Ele havia feito a solicitação para acabar com a poeira que era registrada na unidade em razão da circulação de veículos. Landim também adiantou que, em parceria com o Executivo, está encaminhando um curso gratuito de preparação para o vestibular. Prometeu novidades sobre o assunto para
as próximas sessões.

• Alexandre Fernandes (PSD) parabenizou o colega de partido, Rodrigo VT, por estar à frente do projeto de limpeza do Arroio Castelhano. Em aparte, Renato Gollmann (PTB) disse que nada foi feito, ainda, e que “a limpeza talvez saia em 2022, por enquanto é só projeto”.

• Rodrigo VT se notabilizou, nos últimos anos, pelas cobranças em relação à necessidade de preservação do manancial e ações para evitar alagamentos na parte baixa da cidade em épocas de cheia. Agora, como cargo em comissão (CC), tem a chance de mostrar trabalho.