O presidente do MDB de Venâncio, Paulo Mathias Ferreira, fez contato para dizer que o clima não esquentou no partido em razão da decisão pelo rodízio na Câmara, como citei em coluna da semana passada. Segundo ele, André Puthin (MDB), primeiro suplente da legenda e que estava na vaga deixada por Gilberto dos Santos (MDB) – nomeado secretário de Desenvolvimento Rural -, entendeu que a sigla precisa valorizar outros suplentes. “Ele se propôs a colaborar com o partido e nós agradecemos. Voltará em agosto e vai ceder mais dois meses, em outubro e novembro, para o Nilson Lehmen. Assim, não há rusga nenhuma”, disse Ferreira. O que se sabe é que Helena da Rosa (MDB) foi à cúpula emedebista para ter uma oportunidade no Legislativo. Ela mesma disse isso na tribuna e em entrevistas. Na hora de agradecer pelos dois meses cedidos, lembrou de Paulo Mathias Ferreira e do titular da cadeira, Gilberto dos Santos, no entanto ‘esqueceu’ de André Puthin. Talvez o clima não tenha esquentado, como sustenta o presidente, mas certamente nem todos saíram contentes do episódio.
MANIFESTAÇÃO DO PT
O presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) de Venâncio Aires, Cesar Schumacher, confirmou que os filiados locais estão mobilizados para ato agendado para domingo, 19. “É uma convocação nacional, feita pela frente Brasil Popular, partidos e sindicatos. Vamos participar, sim”, afirmou ele, acrescentando que as manifestações têm como foco a luta por mais vacinas, auxílio emergencial de R$ 600, dignidade, saúde e educação para todos. E, claro, vai sobrar para o presidente da República, Jair Bolsonaro, que no final das contas é o grande alvo do protesto. Mobilizações como esta, aliás, devem ser realizadas com mais frequência a partir de agora, de ambos os lados. Afinal, 2022 é ano de sucessão presidencial.
DOMINGO DE FUTEBOL
O domingo, 13, foi cheio de futebol. Assoeva perdeu para o Juventude, do Mato Grosso, pela Liga Nacional, e terá que buscar pontos fora de casa para se candidatar a uma das vagas na próxima fase. O Grêmio perdeu para o Athletico-PR, em casa, por 1 a 0, pelo Brasileirão, e segue sem pontuar na competição. Volta a campo na quinta-feira, 17, às 19h, diante do Sport, no Recife. O Inter venceu o Bahia, por 1 a 0, e chegou a quatro pontos em três jogos no nacional. O Colorado joga na quarta-feira, 16, às 19h, contra o Atlético-MG, no Beira-Rio. Por fim, a Seleção Brasileira bateu a Venezuela, por 3 a 0, e estreou com vitória na Copa América. Na quinta-feira, 17, às 21h, o Brasil pega o Peru, no Nilton Santos, no Rio de Janeiro.