Grupo de câmbio do Sesc Maturidade Ativa é formado por 22 integrantes
(Foto: Taiane Kussler)
Grupo de câmbio do Sesc Maturidade Ativa é formado por 22 integrantes (Foto: Taiane Kussler)

Estar de bem com a vida, realizar atividades físicas que proporcionam bem-estar e interagir com outras pessoas são os objetivos dos integrantes do Sesc Maturidade Ativa, de Venâncio Aires. Para eles, não há chuva nem sol que interfira no humor do grupo, que todas as quintas-feiras, das 8h às 9h, pratica o câmbio, no ginásio do Colégio Professor José de Oliveira Castilhos.

O exercício integra uma lista de atividades propostas pelo Sesc Maturidade Ativa de Venâncio Aires, além das aulas de ginástica, canto e orientação postural, com foco nos idosos, acima de 50 anos. O aposentado Laurindo Ludtke, 72 anos, é um dos integrantes do grupo. “É muito bom interagir com outras pessoas. Durante o câmbio a gente pratica exercícios, se diverte e nem vê o tempo passar”, afirma o aposentado, que pratica o exercício há um ano e quatro meses.

Desde que aderiu à atividade, ele só faltou uma única vez. “Como eu fui militar, costumo seguir as regras para nunca chegar atrasado. Sempre venho uns cinco ou 10 minutos antes para conversar com meus colegas do grupo antes da atividade”, conta.

Após conceder a entrevista para a Folha do Mate, ele já separou o casaco para ir direto para a hidroginástica. “Os exercícios físicos fazem parte da minha rotina. Durante a semana, faço academia, hidroginástica, câmbio e cinco quilômetros de caminhada. Eu tinha problemas de coluna e as atividade foram essenciais para amenizar o problema.”

Exercício físico já faz parte da rotina do aposentado Laurindo, há um ano (Foto: Taiane Kussler)

O câmbio também faz parte da rotina da aposentada Laura Maria Brixius, 63 anos. Há 8 anos, ela participa do Sesc Maturidade Ativa, até que que decidiu entrar para o grupo de câmbio, há um ano. “A atividade é muito prazerosa e me traz muita alegria. É um motivo para levantar todas as quintas-feiras pela manhã”, afirma a moradora do bairro Aviação. “Às vezes, venho a pé para fazer o aquecimento, ou de ônibus, senão já chego cansada”, comenta, sorrindo.

Para ela, a atividade é um momento de descontração. “Durante o câmbio, não recebemos críticas, a atividade é leve e proporciona o convívio e integração. O exercício físico vira uma brincadeira”, considera.

Laura encontra no câmbio uma motivação para levantar cedo, todas as quintas-feiras (Foto: Taiane Kussler)

INTEGRAÇÃO

Segundo a facilitadora do Sesc Maturidade Ativa, Deise Kern, o grupo de câmbio foi formado em abril do ano passado com cinco integrantes e hoje conta com 22 participantes: 20 mulheres e dois homens. “A atividade vai além do exercício físico, pois estimula a memória e a integração”, afirma Deise. Ela acredita que as mulheres se preocupam mais em estar em grupo, se cuidar e conviver com outras pessoas, por isso, representam a maioria.

De acordo com ela, mesmo que seja uma competição, a ideia do câmbio é proporcionar uma prática leve, para que o grupo possa se divertir. “Alguns idosos vêm incentivados pelos filhos e são motivados pela atividade.”

Para ela, a formação de vínculos e amizades também é muito importante. “Quando alguém chega mais cedo, percebo que vem em busca de atenção. Às vezes, eles visitam a unidade do Sesc para tomar um chimarrão comigo”, comenta Deise.

Após a atividade, o grupo faz um exercício de alongamento, orientado pela facilitadora Deise Kern (Foto: Taiane Kussler)

Encontro semanais e oficinas

O projeto Maturidade Ativa existe há 13 anos, em Venâncio Aires, e reúne pessoas com mais de 50 anos. Alguns dos integrantes têm 80 anos. Além disso, há o caso de uma mãe e uma filha no grupo.

O câmbio é uma das atividades do projeto, que também conta com oficinas de ginástica, fotografia e palestras.

Além disso, há encontros semanais, nas tarde de terça-feira, no auditório do Colégio Gaspar Silveira Martins. Ao menos um encontro no mês tem participação de algum profissional da saúde que realiza palestra para os idosos.

Dentro da programação do mês, ocorrem encontros de integração, oficinas, dinâmicas e reuniões de planejamento. Além disso, há a comemoração dos aniversariantes, que é trimestral.

Convenção da Maturidade Ativa

De 19 a 21 de novembro, 18 integrantes do Sesc Maturidade Ativa de Venâncio Aires participam da 16ª edição da Convenção da Maturidade Ativa do Sesc, em Torres. O evento contará com jogos de canastra e bocha, câmbio, gincana e outras atividades. O grupo de Venâncio Aires planeja gravar um vídeo, em frente à Igreja São Sebastião Mártir, apresentando de forma criativa as características, os costumes e as tradições da Capital Nacional do Chimarrão. A ação integra o projeto ‘Artistando pela cidade’.