O ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) foi multado em R$ 1,5 mil pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), por irregularidades relacionadas a uma licitação de 2017, primeiro ano de seu governo. O certame se deu para a contratação de empresa para fornecimento e manutenção de sistemas de informática, treinamento e capacitação de equipes sobre o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). O argumento dos conselheiros do TCE para a sanção é de que, mesmo após suspensão da licitação, o processo foi reeditado com os mesmos problemas apontados no primeiro certame. Ouvido pela coluna, Wickert afirmou que “é quase impossível um prefeito não sofrer algum apontamento ou multa durante os quatro anos de mandato”. De acordo com o político, que atualmente é secretário estadual adjunto de Obras e Habitação e já anunciou pré-candidatura a deputado estadual em 2022, os recursos cabíveis foram apresentados, “mas é quase praxe o TCE manter alguma punição em casos como este”.
Airton Artus provoca o adversário
A informação da multa ao ex-prefeito Giovane Wickert (PSB) correu rapidamente nos bastidores da política da Capital Nacional do Chimarrão. O também ex-prefeito de Venâncio Aires, Airton Artus (PDT), outro pré-candidato ao Palácio Farroupilha no ano que vem, provocou o adversário. “Já fiz o desafio de escolhermos um candidato único por meio de pesquisa; já fiz o desafio de que o político que quisesse concorrer a deputado, não concorresse a prefeito; e agora faço um novo desafio: que só concorram à Assembleia Legislativa em 2022 candidatos de Venâncio Aires que não tenham problemas com a Justiça”, disparou.
Por falar em Airton Artus (PDT), na quinta-feira o ex-prefeito me confirmou uma informação: por pouco, não renunciou ao mandato de prefeito, em 2013, para concorrer à Assembleia Legislativa. “No final de 2012, terminei o governo com 85% de aprovação, algo inédito para um prefeito, e me reelegia com 66% dos votos. Com isso, o partido e outros aliados começaram a fazer uma pressão, pois entendiam que o momento era propício para buscar uma vaga de deputado estadual. Cheguei a refletir sobre a possibilidade, mas decidi cumprir o meu compromisso com a população de Venâncio Aires”, comentou ele, aproveitando para dizer que a pré-campanha para o ano que vem “está muito boa, bem melhor que a outra vez”.
‘Troca’ de Luce Carmen por Zé da Rosa
Brincadeira que corre nos bastidores da política de Venâncio Aires: PDT e Republicanos estariam ‘negociando’ a troca de Luce Carmen Mayer por Zé da Rosa. Ela iria para o partido de Benildo Soares para ganhar força para a função de secretária de Cultura e Esportes, pasta que o vereador e presidente do Republicanos já disse que é a ‘menina dos olhos’ da legenda. Zé, por sua vez, não estaria satisfeito na sigla e gostaria de mudar de ares, mas permaneceria com a função de assessor administrativo da Secretaria de Cultura e Esportes. A brincadeira é em relação à ‘troca’, mas a possibilidade de transferências existe.
Rapidinhas
• Chegou à coluna a informação de que o chefe dos motoristas da Secretaria de Saúde, Everton Dias, tem o trabalho bastante elogiado pelos usuários. Tanto que ele, mesmo filiado ao Republicanos, não tem o seu cargo em comissão (CC) considerado na cota do partido. Dias é indicação do prefeito Jarbas da Rosa (PDT) para o setor.
• Maiquel Luis Santos, amigo que fiz em Venâncio Aires, recebeu na quinta-feira, 5, a Medalha Capitão Pedro Siebra, maior honraria do município de Lajeado. Ele é coordenador regional do Instituto-Geral de Perícias (IGP) e diretor substituto do Departamento de Perícias do Interior (DPI) e foi condecorado em virtude dos relevantes serviços prestados à cidade de Lajeado e à região. Parabéns ao ‘Perito’ pelo reconhecimento.w
Esportivas
• Todos na torcida pela Assoeva, que entra na quadra do Ginásio Poliesportivo, no Parque Municipal do Chimarrão, neste domingo, 8, às 11h, para enfrentar o Blumenau. O jogo é válido pela Liga Nacional de Futsal (LNF) e, para seguir com chances de avançar à fase de mata-mata, só a vitória interessa para o time de Venâncio Aires.
• Inter e Juventude jogam neste domingo, 8, pelo Campeonato Brasileiro. O clube de Caxias do Sul atua em casa, no Estádio Alfredo Jaconi, às 16h, contra o Atlético-MG. Já o Colorado tem missão duríssima diante do Flamengo, no Rio de Janeiro, às 18h15min.
• O Grêmio só tem compromisso na segunda-feira, 9, quando recebe na Arena, em Porto Alegre, às 20h, a Chapecoense, no duelo entre os dois piores times da competição nacional. Além do Brasileirão, o Tricolor ainda disputa a Copa do Brasil. Nas quartas de final, vai medir forças contra o Flamengo, no reencontro com o ex-técnico Renato Portaluppi. O sorteio que definiu o duelo foi realizado nesta sexta-feira, 6. O Grêmio jogará a primeira partida em casa e decidirá a vaga no Maracanã.