Está em fase de finalização o projeto de requalificação do prédio onde funciona a Secretaria Municipal de Cultura e Esportes. A meta é enviar, até o início de fevereiro, o projeto do Multipalco para que a Caixa avalie e libere os recursos para que, posteriormente, seja possível abrir uma licitação para contratação da empresa responsável pela obra.
O empreendimento é viabilizado através de recursos oriundos do Ministério da Cultura em 2012, no valor de R$ 698.592,38, com contrapartida da Administração de R$ 14.407,62. O projeto, com 390,75 metros quadrados de área construída, está sendo elaborado pelo engenheiro civil Marco Aurélio Born Holz e pela assessora administrativa da Secretaria Municipal de Planejamento e Urbanismo, Simone Becker Rech, que tem formação em Arquitetura e Urbanismo.
Construída em 1920, a obra em estilo neoclássico irá, com a requalificação, ganhar também um toque contemporâneo. A arquiteta e urbanista Simone explica que a parte da frente do prédio, localizado na esquina das ruas Osvaldo Aranha e Reynaldo Schmaedecke, será mantida. Justamente por ser uma construção centenária, a profissional frisa que foram pensados elementos que destaquem essa beleza do local que ganhará um anexo – espaço onde funciona hoje o estacionamento -, construído dentro da arquitetura contemporânea. Na parte interna, as paredes serão retiradas e darão espaço para a requalificação, que contemplará um palco de 58 metros quadrados com capacidade para acomodar 167 pessoas na plateia.
O secretário de Cultura e Esportes, Henrique Maciel da Silva, afirma que esse novo espaço é de extrema importância para a Capital do Chimarrão. “Será um ganho para a comunidade ter um espaço com essa estrutura na área central”, pontua. A meta é disponibilizar o espaço, quando finalizado, para que sejam realizados eventos culturais e também para a Orquestra de Venâncio Aires realizar ensaios.
NOVO ESPAÇO
A arquiteta e urbanista Simone Becker Rech ressalta que o projeto teve cada uma de suas partes bem planejadas e trabalhadas. Ela ressalta que a planta baixa e em 3D mostra um espaço cultural único para Venâncio Aires, local que terá todo o chão feito com concreto liso, mantendo o estilo mais rústico. A escolha, segundo a profissional, é uma forma de deixar a obra ainda mais viável economicamente, fator que também contribuiu para que a construção fosse feita com pré-moldados.
O prédio será requalificado dentro das normativas para Pessoa Portadora de Deficiência (PPD), com rampa de acesso, banheiros acessíveis e calçadas com piso tátil. O projeto também contempla duas saídas de emergência: uma deve ser feita na lateral esquerda da porta principal e, a outra, deve ficar junto ao anexo, sala de áudio e vídeo e depósito.
O palco ganhará dois camarins, um feminino e outro masculino, com um banheiro unissex e adaptado. Um diferencial do projeto é o foyer – semelhante a um hall de entrada – com 34,4 metros quadrados que permitirá exposições de quadros. Simone enfatiza que a parede externa do anexo será revestida com porcelanato de aço corten, recebendo um toque especial com pontos de luz.
FIQUE POR DENTRO
- Serão preservadas as fachadas de estilo arquitetônico neogótico, típico da época de sua construção (1920) e que têm grande relevância histórica para cidade.
- Intuito é preservar a estética do prédio atual, restaurando e restruturando pontos específicos das fachadas. A ideia é intervir requalificando o interior da edificação, em um processo de reconversão dos ambientes ora subutilizados e degradados mediante a criação de novo recinto, dando novo uso, no caso o Multipalco.
- Devido às condições atuais da edificação, se faz necessária a implantação de um sistema para sustentação das paredes das fachadas principal e lateral. Tal sistema será composto por pilares e vigas metálicas chumbados a estas paredes.
- Com relação às esquadrias das fachadas, as portas e janelas deverão ser restauradas, porém a porta lateral ficará fixa.
- As janelas atuais não são originais, portanto, deverão ser trocadas por outras mais contemporâneas e com uma estética que não entre em conflito com as fachadas. Para isso, a decisão foi por manter as bandeiras superiores, todas com vidros fixos.
*Fonte: Memorial de Intenções
- MUDANÇA
Em função da requalificação do prédio onde funciona a Secretaria de Cultura e Esportes, a pasta passará a ocupar, antes de abril, um prédio alugado na rua Reynaldo Schmaedecke, próximo ao Instituto Mix.
O PRÉDIO
Esta edificação foi construída em 1920 por Arthur Selbach, com a finalidade de servir como residência de sua família até a década de 40. Após a saída da Família Selbach, o prédio tornou-se propriedade do Estado, em meados do ano de 1955, passando primeiramente a funcionar como um Posto de Saúde Central. Mais tarde, em 1983, a edificação passou a ser propriedade do Município de Venâncio Aires, onde se tornou um Núcleo da Cultura, sendo denominado até hoje de Centro Municipal da Cultura (CEMUC), onde já foi sede da Secretaria Municipal da Educação e Cultura até o ano de 1992, Secretaria da Indústria e Comércio, Secretaria Municipal da Cultura, Esportes e Turismo de Venâncio Aires e atualmente é endereço da Secretaria de Cultura e Esportes.
*Fonte: Histórico da edificação