Após um período de interrupção da vacinação de rotina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, a aplicação volta a normalidade a partir desta quinta-feira, 16, em todos os postos que contam com sala de vacinas. O serviço estava suspenso a fim de evitar a aglomeração de pessoas nas unidades em virtude da pandemia do coronavírus.
Segundo a coordenadora das unidades de saúde do município, Marina Rippel Kroth, as doses voltam a ser aplicadas, com os cuidados do distanciamento das pessoas nos espaços.
GRIPE
A imunização contra a gripe é liberada nesta quinta para um novo grupo prioritário. Neste primeiro momento, são 1.730 doses destinadas a profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis – como asma, diabetes, hipertensão e outras condições clínicas especiais – presos e funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e portuários. Professores de educação física também fazem parte deste grupo prioritário neste ano.
A enfermeira responsável pelo setor de imunizações, Carla Lili Müller, ressalta que todas as unidades de saúde com salas de vacina farão a aplicação das doses. “É importante ressaltar que motoristas de aplicativo ou táxi não são contemplados neste grupo”, explica.
Nesta etapa, não haverá drive-thru ou um ponto especial para a vacinação, a exemplo da primeira fase. “O que vamos manter é a aplicação na rua, o drive-thru fizemos para facilitar para os idosos”, ressalta a enfermeira. A primeira fase da imunização, realizada em idosos e profissionais da saúde, teve 10,4 mil doses aplicadas.