O vice-governador do Estado, Ranolfo Vieira Júnior (PTB), que também é o secretário de Segurança Pública, decidiu atender a demanda de Venâncio Aires em relação à falta de efetivo das forças de segurança. Segundo ele, já estão atuando na Capital Nacional do Chimarrão 12 policiais do Batalhão de Choque da Brigada Militar. Divididos em três equipes, têm o suporte de três viaturas semiblindadas e armamento de grosso calibre à disposição. Todo este aparato para garantir a segurança da comunidade e dar apoio aos policiais e agentes penitenciários lotados na Penitenciária Estadual de Venâncio Aires (Peva), em Vila Estância Nova. A medida foi adotada depois que a casa prisional foi atacada, na madrugada do último domingo, 23, por uma quadrilha que pretendia resgatar apenados que seriam líderes de uma facção criminosa. Na quinta-feira, 27, foram a Porto Alegre, para encontro com Ranolfo, o ex-vice-prefeito Celso Krämer e os vereadores Renato Gollmann e Clécio Espíndola, o Galo, além do assessor parlamentar Renan Konrad. Todos são do PTB, mesmo partido do vice-governador, e aproveitaram para reforçar as demandas na agenda marcada pelo deputado federal Maurício Dziedrieck, também do PTB. O prefeito de Venâncio Aires, Jarbas da Rosa (PDT), agradeceu o empenho da comitiva, mas declarou que espera que as promessas sejam cumpridas definitivamente, não apenas como medidas paliativas.

PTB ESTÁ DIVIDIDO ENTRE MORAES E DZIEDRIECK

O presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) em Venâncio Aires, ex-vice-prefeito Celso Krämer, rechaça o comentário de que a sigla esteja rachada internamente, mas não esconde que as principais lideranças da legenda, neste momento, estão apoiando deputados federais diferentes. Isso ficou claro durante esta semana. Na segunda-feira, 24, o deputado federal Marcelo Moraes esteve na Câmara de Vereadores, para receber homenagem proposta por André Kaufmann e Ezequiel Stahl. Além dos dois, também saíram na foto a deputada estadual Kelly Moraes e o ex-vereador Arnildo Camara, que é assessor de Marcelo na região dos vales do Taquari e Rio Pardo. O deputado sequer fez questão de citar os demais vereadores do partido. Já na quinta-feira, 27, Krämer liderou comitiva local em Porto Alegre, que contou com a participação de Renato Gollmann e Clécio Espíndola, o Galo. Diego Wolschick é do grupo, mas não foi à capital. A agenda, com o vice-governador Ranolfo Vieira Júnior (PTB), foi marcada pelo deputado federal Maurício Dziedrieck. Trocando em miúdos, são três pra lá e três pra cá. Vamos ver onde isso vai dar ali na frente, já que os grupos farão campanha, em 2022, para políticos diferentes.

GALO DÁ SINAIS DE APROXIMAÇÃO COM O PDT

Talvez seja só uma impressão minha, mas não descartaria a possibilidade de o vereador Clécio Espíndola, o Galo (PTB), passar a integrar as fileiras do PDT. Como é de conhecimento geral, parte do PTB estadual está em rota de colisão com o presidente nacional, Roberto Jefferson, e a tendência é de que a sigla perca muitas lideranças. Fala-se até em extinção da legenda no Rio Grande do Sul. Haverá reflexos, obviamente, e é aí que Galo entra. Como os petebistas daqui também devem procurar novos ares, o PDT é uma das opções. Ele inclusive foi convidado, publicamente, pelo vereador César Garcia (PDT) para se filiar. Nas últimas sessões do Legislativo, Galo, que é da oposição, tem feito reiterados elogios ao prefeito Jarbas da Rosa (PDT). É uma mudança possível.

SESSÃO EXTRA PARA APROVAÇÃO DE PROJETO

Em sessão extraordinária realizada na noite de quarta-feira, 26, a Câmara de Vereadores aprovou projeto de lei que autoriza o Município a incluir recursos no orçamento de 2021 para encaminhar a compra de uma área no Distrito Industrial Glauco Scherer. A intenção é disponibilizar até 15 lotes no local, para empresas de pequeno e médio porte, conforme informações do secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Nelsoir Battisti (PSD). Com a aprovação, será incluído na peça orçamentária o montante de R$ 1,2 milhão. O imóvel vai sair por R$ 1,06 milhão.

RAPIDINHAS

• Renato Sehnem, morador de Linha Travessa, no interior de Venâncio Aires, mandou recado à coluna. Disse que aprecia o espaço e gostou, especialmente, do relato que fiz aqui após a recuperação da Covid-19. Fica o registro e o meu abraço ao leitor.

• O Juventude será o primeiro clube gaúcho a estrear no Campeonato Brasileiro de 2021. Entra em campo neste sábado, 29, diante do Cuiabá, no Mato Grosso, às 19h. O adversário fará a sua primeira partida na elite do futebol brasileiro. No domingo, Grêmio e Inter vão ao gramado. O Tricolor enfrenta o Ceará, em Fortaleza, às 16h, enquanto o Colorado recebe o Sport, no Beira-Rio, às 20h30min.

• Motoristas e ciclistas precisam redobrar os cuidados nas rodovias de Venâncio Aires e região, especialmente nos finais de semana. Há muita gente pedalando e não se pode facilitar.