Vila Palanque: turismo, cultura e empreendedorismo em evidência

-

Vila Palanque é destaque quando o assunto é turismo, cultura e empreendedorismo. Dois empreendimentos da localidade fazem parte da Rota do Chimarrão: Chácara Coutinho e Viveiro de Mudas Flor da Terra.

A Chácara Coutinho foi aberta em 2020. Uma casa de pedra rústica na propriedade de Sérgio e Marilene Mees construída para receber turistas para degustar refeições ‘com gostinho de colônia’. Os pratos são feitos com uma culinária extremamente natural, com produtos cultivados no local. O espaço também conta com área verde para lazer. “É uma oportunidade das pessoas vivenciarem o interior, suas belezas e sabores naturais”, comenta Marilene.

A família já tinha agroindústria de conservas desde 2007 e decidiu empreender no turismo para oferecer ao público uma opção de contato com natureza e gastronomia típica do interior, com alimentos sem conservantes. Os pratos se destacam também por utilizar erva-mate como ingrediente.

Outro local que recebe turistas em Vila Palanque é o Viveiro de Mudas Flor da Terra, pertencente à Rota desde sua criação, em 2008. Marlene e José Inácio Scherer são os proprietários do espaço, aberto em 2001, que é procurado por quem quer conhecer sobre as plantas e cultivo de diferentes espécies, ciclo de germinação e desenvolvimento da erva-mate. “Por morarmos aqui, termos um espaço disponível e sermos apreciadores de plantas, pouco a pouco resolvemos criar nosso empreendimento”, cita Marlene. No local, são comercializadas mudas de flores para jardim, cactos, suculentas, flores de jardim, bromélias, orquídeas, folhagens, plantas ornamentais de porte maior e mudas de verduras da época.

O Viveiro também possui relógio de chás (relógio do corpo humano). Os visitantes também são recebidos com recepção com suco de erva-mate e música ao vivo com Luiz Felipe Scherer.

Jéssica Richter e Marcelo Fagundes apostaram no negócio próprio no ramo de alimentação há sete anos

Jéssica Aline Richter, 31 anos, é proprietária da Jéssica Salgados. O estabelecimento que fica a 80 metros do trevo de acesso a Travessa/Palanque, é também onde a família mora. Jéssica conta que sempre trabalhou no ramo de padaria e gostou do ramo, por isso a vontade de abrir o negócio próprio há sete anos. “Produzir algo pra alguém e atender meus clientes é o que me alegra, é o meu combustível”, salienta. Entre as vantagens de empreender no ramo rural, ela cita a fidelização dos clientes com um atendimento familiar e a relação de amizade criada.

Jéssica trabalha com linha de congelados e diariamente com pães frescos. Além da venda direta, comercializa os produtos por meio de sete estabelecimentos parceiros de Venâncio Aires e Mato Leitão. “Nosso plano para o futuro é ampliar o espaço físico e gerar novos empregos”, acrescenta.

Além da diversidade de plantas comercializadas, espaços do viveiro encanta visitantes

Coral São Martinho leva o nome de Venâncio para outros municípios

Fundado em 1990, o Coral São Martinho fez a primeira apresentação cultural em 1992. Teve a regência de Bertilo Hinterholz até 2006 e, desde 2010, conta com o regente João Inácio Kroth, de Mato Leitão. No mesmo ano, a nomenclatura também foi alterada, passando a se chamar Associação Cultural e Coral São Martinho de Vila Palanque.

Atualmente com 23 coralistas, os ensaios são realizados uma vez por semana, nas terças-feiras, e conta com duas horas de duração. Em sua maioria moradores da localidade, os integrantes do coral realizam apresentações em diferentes municípios do Rio Grande do Sul, sendo os mais distantes Gramado, Canela e Santa Maria do Herval. Embora com interrupção por conta da pandemia, o grupo já retomou as apresentações. Para os meses de novembro e dezembro já tem vários compromissos agendados.

Em 2018, integrantes se apresentaram em Santa Maria do Herval (Foto: DIvulgação)

Festa do Padroeiro

A Comunidade Católica de São Martinho, de Vila Palanque, realiza a tradicional Festa do Padroeiro São Martinho anualmente há 58 anos. Alvorada festiva, missa do padroeiro, almoço, reunião dançante com bandas e ação entre amigos estão entre as atividades tradicionais realizadas. Em 2021 e 2022, em virtude da pandemia de coronavírus e a impossibilidade de eventos com grande número de pessoas, a festa foi marcada com realização de galinhada e rifa na comunidade. Para 2023, a 59ª edição da festa deve ser retomada nos moldes tradicionais em fevereiro.



Cassiane Rodrigues

Cassiane Rodrigues

Jornalista formada pela Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), atua com foco nas editorias de geral, conteúdos publicitários e cadernos especiais. Locutora da Rádio Terra FM, tem participação nos programas Terra Bom Dia, Folha 105 1° edição e Terra em Uma Hora.

Clique Aqui para ver o autor

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido