Em reunião virtual ocorrida na tarde dessa segunda-feira, 1º, o prefeito Giovane Wickert e o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, Claudio Soares, lideraram a apresentação do Plano de Recuperação Pós-pandemia de Venâncio Aires.
Participaram da agenda alguns integrantes do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) e representantes da imprensa local. Segundo os gestores municipais, a intenção é garantir a retomada e fortalecimento da economia por meio de quatro pilares: fomento, atração, qualificação e inovação. “Com estes quatro pilares, vamos abranger os setores do desenvolvimento rural, indústria, comércio, serviços, turismo e tecnologia”, argumentou Wickert.
Amanhã ocorrerá a primeira reunião temática do planejamento, que vai abordar o turismo. Será às 9h, novamente de forma virtual. De acordo com Soares, após cada agenda, as conclusões vão fazer parte de relatórios, que nortearão execução de estratégias. “Algumas ações já estão em andamento, outras precisamos implementar. O mais importante é que as ideias não sejam engessadas, porque o planejamento precisa sair do papel desde já”, comentou, lembrando que a Administração projeta um pensamento para os próximos 20 anos, “com iniciativas de Estado, que perdurem independente de quem estiver na Prefeitura”.
“Como já disse o presidente da CNM (Confederação Nacional dos Municípios), Glademir Aroldi, esta é a maior cruz que o municipalismo já carregou em toda a sua história. Por isso, não temos que achar o endereço do problema, mas soluções coletivas para superar a recessão.”
GIOVANE WICKERT – Prefeito de Venâncio Aires
Geração de empregos
Wickert e Soares falaram, principalmente, da necessidade de geração de novos empregos e aumento da renda bruta dos trabalhadores. Eles apostam na instalação do Centro de Vocação Tecnológica, na área da extinta Favan, como forma de consolidação do Polo de Proteína Animal. Também projetam parcerias com as instituições de ensino e de capacitação. Como exemplo, o prefeito citou o contrato assinado ontem com o Sebrae, para a execução do projeto Cidade Empreendedora, que tem objetivo de buscar a transformação pela implantação de políticas de desenvolvimento em eixos estratégicos. “Queremos capacitar os cidadãos e a gestão pública, com muita transparência. Assim, seremos um município com credibilidade, livre de corrupção e atraente aos novos investimentos pós-pandemia”, disse o chefe do Executivo.
“Precisamos nos antecipar às oportunidades e mostrar que Venâncio Aires é solo fértil para novos investimentos. Por isso, vamos estabelecer o diálogo por meio de reuniões temática e, a seguir, colocar as ideias em prática. Não podemos ficar engessados nem perder para a burocracia.”
CLAUDIO SOARES – Secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo
O planejamento apresentado ontem prevê que Venâncio Aires se torne, no mínimo, uma cidade de médio porte, inovadora e sustentável, explorando o potencial dos setores industrial, agrícola, turístico, de serviços e de inovação e tecnologia.
Os eixos
- Fomento
Manter e ampliar os postos de trabalho: incentivar e apoiar empresas para que mantenham os postos de emprego e fomentar iniciativas que resultem em aumento e oportunidades de trabalho. - Aumento da renda bruta: adotar medidas que aumentem a renda bruta do trabalhador para ampliar o poder de compra ou de contratação do cidadão.
Atração
- Novas empresas: estruturar um ambiente saudável, competitivo e atraente a novos negócios, composto de espaços apropriados – distritos industriais, berçários e incubadoras – e de ações e serviços céleres, não burocráticos e que sejam propulsores do desenvolvimento.
- Novos investimentos: desenvolver e executar projetos que resultem na injeção de capital no âmbito local, como ocorre quando novas obras de infraestrutura são executadas ou grandes projetos são implementados.
Qualificação
- Empreendedor: desenvolver e executar projetos educativos e programas de qualificação profissionais para aprimorar o empreendedor local em várias áreas do conhecimento, além de nortear o caminho do município para a próxima década.
- Sociedade: desenvolver e executar trabalhos mobilizando a sociedade civil para compreender a necessidade de estar engajada na recuperação econômica.
Inovação
- Gestão pública: mobilizar os agentes políticos para que defendam a adoção de um modelo de administração pública gerencial empreendedora.
- Transparência: atrair empresários e investidores interessados em apostar no projeto de desenvolvimento de um município que combate a corrupção e o desperdício com o dinheiro público.