Boletim da Defesa Civil (DC), emitido às 7h desta quinta-feira, 16, alerta para a possibilidade de uma nova cheia em alguns pontos do Rio Grande do Sul. Isso porque a chuva que chega nas próximas horas, com os maiores acumulados principalmente na metade norte do estado, atingirá bacias já afetadas pelas cheias dos últimos dias, onde o solo segue úmido e os rios acima da normalidade, “com condições favoráveis à ocorrência de novos eventos de cheias com possibilidade de novos eventos de inundações”.
Na bacia do Taquari-Antas, os rios Taquari e Das Antas já voltaram ao leito, porém seguem acima da normalidade. Ressalta-se que nas bacias mencionadas, além da bacia do Pardo, são esperadas as maiores respostas hidrológicas em função das chuvas.
A DC salienta que a condição de alerta deve ser mantida nos próximos dias para as bacias Ijuí, Pardo, Taquari-Antas, Caí, Sinos, Gravataí, Baixo Jacuí, Lago Guaíba e para o rio Uruguai, sobretudo no médio e baixo Uruguai.
Saiba mais
- Rio das Antas, na estação Linha José Júlio, o nível do rio está em 5,86m, quando o normal é 2m). O rio Taquari, em Muçum, está em 4,92m (normal é 2m) e em Estrela está em 13m, quando o noemal é 12,5m.
- De acordo com o coordenador da DV de Venâncio Aires, Dário dos Santos Martins, o boletim prevê chuvas e a possibilidade de novas inundações. “Por isso seguimos em alerta”.
- Há uma semana, a cheia do rio Taquari registrou a maior enchente dos últimos 64 anos na região. Em Vila Mariante, o nível ultrapassou os 15m.