Se o movimento característico de leitores Biblioteca Caá Yari e o uso de computadores disponíveis no local não tem sido possível, por conta da pandemia do novo coronavírus, isso não significa que os venâncio-airenses têm ficado sem acesso aos livros. Desde que a biblioteca pública municipal começou a realizar o empréstimo agendado de livros, em 20 de julho, até o fim desta semana, mais de 560 obras já foram retiradas e 450 devolvidas.
Para a bibliotecária Rosaria Costa, a decisão de reabrir a biblioteca e possibilitar o ‘pegue e leve’ das obras foi acertada. “Os leitores adoraram, estavam sentindo falta. Alguns leitores retiraram os livros e, dois dias depois, já tinham lido e estavam devolvendo para pegar outros.”
Para fazer o empréstimo de um livro, a solicitação deve ser feita por e-mail ou telefone e combinado o horário da retirada. A equipe da biblioteca separa a obra para entregar ao leitor, assim que ele chega – não há circulação e contato direto com as prateleiras. “Já deixamos cadastrado na ficha de cada leitor, para que não seja preciso manusear a carteirinha”, explica a bibliotecária. “Por isso, também não estamos cadastrando novos sócios, neste momento.”
Os livros ficam separados no balcão, com o nome do leitor que vai retirá-lo, e, quando a pessoa chega, o atendente da biblioteca Gabriel Caetano alcança as obras. O empréstimo pode ser feito por duas semanas. Na devolução, os livros são depositados em um baú na entrada da biblioteca e, no dia seguinte, são higienizados, para permanecerem 14 dias em quarentena. Da mesma forma, livros doados ficam separados, por duas semanas, antes integrar o acervo. “Os protocolos de acesso ao livro que estamos realizando são internacionais”, explica Rosaria. Os estilos de livros mais retirados têm sido romances e obras espíritas.

Como retirar o livro
- Acesse o site da Prefeitura e clique no banner ‘Biblioteca Pública Municipal Caá Yari’ para pesquisar se o livro desejado integra o acervo da biblioteca.
- A reserva deve ser feita pelo e-mail pmvabiblioteca@venancioaires.rs.gov.br ou telefone 2183-0262. A partir disso, a equipe separa o livro para a retirada.
- No dia marcado, a pessoa deve ir até a biblioteca usando máscara. O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 8h30min às 12h e das 13h30min às 18h.
- A renovação dos títulos poderá ser feita apenas pelo telefone ou e-mail.
- Para facilitar os agendamentos, a biblioteca deseja adotar um WhatsApp, mas, para isso, precisa de um smarphone. Segundo a bibliotecária Rosaria Costa, caso alguém queira doar um aparelho usado, pode entrar em contato.