Medidas preventivas contra a dengue são redobradas

-

Nos últimos dias, a temperatura vem subindo gradativamente e o calor nos atenta para o verão que se aproxima. Com a chegada da estação mais quente do ano, uma outra preocupação começa a surgir: a criação de focos do mosquito da dengue. Em abril, a 13ª Coordenadoria Regional de Saúde (13ª CRS) reconheceu que a cidade vivia um surto de dengue. Foram mais de 150 pessoas que tiveram o diagnóstico confirmado e uma pessoa veio a óbito, em Venâncio Aires.

As medidas preventivas de combate ao mosquito Aedes aegypti não pararam no inverno, porém, nesta época estão sendo redobradas. Segundo o coordenador da Vigilância Sanitária de Venâncio Aires, Éverton Notti, os agentes de endemias continuam fazendo o trabalho de orientação e controle, mas agora o serviço será feito com maior intensidade. Além disso, Notti cita que os dias de recolhimento de lixo nos bairros também fortaleceram os cuidados pois, o intuito é de recolher itens que possam ser possíveis criadouros do mosquito em pátios e calçadas. “Agora já vamos repetir o roteiro. Vamos para mais uma rodada nos 21 quadrantes para recolher materiais que possam acumular água”, cita Notti.

Pulverização

Nesta semana, Venâncio receberá uma máquina de pulverização, semelhante ao equipamento utilizado pelo Governo do Estado para a pulverização que ocorreu em maio, na cidade. A informação foi confirmada pelo setor de Vigilância Sanitária e os profissionais devem receber treinamento nos próximos dias.

O produto biológico que será utilizado também já foi adquirido. “Vale ressaltar que vamos aplicar um produto biológico que tem um tempo de ação de três meses no ambiente. O produto não é nocivo a pássaros, abelhas, insetos e humanos.”

Bairros e piscinas

Os trabalhos de dedetização nos bairros devem iniciar nos próximos dias e serão realizados a cada 90 dias. Entretanto, o principal alerta para a população, nesse momento, é a limpeza de piscinas. “Quem tem as piscinas em desuso precisa manter elas em dia com cloração e filtração para que não se tenha proliferação de mosquitos”, alerta Notti.
A orientação para a população é de que limpe calhas, cisternas, revise locais com água parada no pátio, mantenha a caixa d’água fechada, realize a limpeza da piscina com cloro, troque a água dos animais todos os dias e coloque areia nos pratinhos de vasos, entre outras medidas, para evitar água parada.

Tipos de dengue

Existem quatro tipos de vírus de dengue (sorotipos 1, 2, 3 e 4). Cada pessoa pode ter os quatro sorotipos da doença, mas a infecção por um sorotipo gera imunidade permanente para ele. A infecção por dengue pode ser assintomática (sem sintomas), leve ou grave. Neste último caso pode levar até a morte.

    

Destaques

Últimas

Exclusivo Assinantes

Template being used: /var/www/html/wp-content/plugins/td-cloud-library/wp_templates/tdb_view_single.php
error: Conteúdo protegido