Em boletim divulgado à imprensa, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) informa que em razão de uma lentidão no processo de totalização dos votos (soma dos votos), está ocorrendo um atraso para a divulgação dos resultados da apuração dos votos das eleições 2020.
Em função disso, ainda não é possível confirmar os percentuais e número de votos dos candidatos a prefeito e vereador. Os resultados divulgados são preliminares e informados com base nos boletins de urna.
Segundo o TSE, os dados estão sendo remetidos normalmente pelos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) e recepcionados normalmente pelo banco de totalização, que está somando o conteúdo de forma mais lenta que o previsto. “O problema está sendo resolvido pelos técnicos, para a retomada mais célere do processo de divulgação”, diz a nota.
O tribunal ainda esclarece que “não há nenhuma relação com o vazamento de dados pessoais de servidores e nenhuma relação com a tentativa de ataque cibernético registrada pela manhã.”
Boletim de Urna
Cada urna eletrônica emite um comprovante físico do resultado da votação, o chamado Boletim de Urna (BU). Trata-se de um relatório impresso pelos mesários e tornado público logo após o encerramento da votação.
Isso permite que fiscais de partidos e demais interessados confiram o quantitativo de votos existentes em todas as urnas na própria seção eleitoral, assim que a eleição é concluída. Além disso, qualquer eleitor, diretamente do seu aparelho de celular (smartphone), pode fazer essa conferência pelo aplicativo Boletim na Mão, desenvolvido pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
LEIA MAIS:
Vídeo: Jarbas da Rosa é eleito prefeito de Venâncio Aires
“Deixarei a Prefeitura com sentimento de dever cumprido”, diz Wickert