As socialistas apresentaram a ideia ao Chefe do Executivo, Jarbas da Rosa, nesta terça-feira, 11. (Foto: Juliane Bergmann/Gabinete Vereadora Sandra Wagner)
As socialistas apresentaram a ideia ao Chefe do Executivo, Jarbas da Rosa, nesta terça-feira, 11. (Foto: Juliane Bergmann/Gabinete Vereadora Sandra Wagner)

Para celebrar o aniversário de Venâncio Aires, ocorrido nesta terça-feira, 11, a Vereadora Sandra Helena Wagner (PSB), fez uma Indicação ao Executivo para que seja criado um Decreto Municipal, tornando a galinhada – prato típico do município – ‘Patrimônio Cultural Imaterial de Venâncio Aires’.

A ideia foi levada pela socialista ao prefeito Jarbas da Rosa nesta manhã. Acompanhada da Suplente de Vereadora Cleiva Giovanaz Heck, a parlamentar destaca a finalidade da ideia. “Esse prato tão tradicional nas nossas comunidades, festas e casas; além de ser uma simples refeição, é objeto de ações sociais e beneficentes, cuja a comercialização angaria recursos e possibilita a realização de importantes projetos da comunidade”.

A partir desse tombamento municipal se torna viável o encaminhamento de pedido para o reconhecimento nacional. O prefeito, Jarbas da Rosa, recebeu com bons olhos a iniciativa e se comprometeu em criar o Decreto Municipal. Diante disso, a idealizadora, Presidente da Associação Festa Nacional do Chimarrão (Afenachim), Cleiva Heck – que colocou o prato em evidência na última edição da Festa-, já adianta que a ideia é de no momento em que for realizado esse reconhecimento do Município, realizar uma galinhada e, o recurso angariado com a venda, reverter ao Hospital São Sebastião Mártir.

LEIA MAIS:

notícias cultura Folha do Mate