Encilhar os cavalos e percorrer cerca de 60 quilômetros é o roteiro de 24 cavaleiros do Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Querência da Mata, no dia 2 de setembro. A centelha da Chama Crioula, neste ano, será distribuída pelas Regiões Tradicionalistas (RT). Na 24ª RT, o evento ocorrerá dia 4 de setembro, no Cristo Protetor, em Encantado.
O patrão do CTG, Renato Dameda afirma que está empolgado com a cavalgada, já que, por conta da pandemia de coronavírus, os eventos tradicionalistas estão suspensos. “Já estamos com tudo organizado. Nos reunimos há poucos dias, vacinamos os cavalos e deixamos tudo em ordem. Agora é só comprar os mantimentos quando for mais perto da data.”
O roteiro, conforme Dameda, começa no dia 2, pois eles vão pelo interior de Marques de Souza, onde devem passar uma noite. “Depois da distribuição da Chama Crioula vamos dormir uma noite em Arroio do Meio também e no domingo voltamos para Mato Leitão”, projeta. Além dos 24 cavaleiros, mais sete pessoas vão com carro de apoio.
Assim como no último ano, quando a chama também foi distribuída pela 24ª RT, o CTG Querência da Mata manterá a centelha em uma chácara particular, já que a entidade ainda não tem uma sede própria. O espaço do CTG está em construção no Parque Municipal das Orquídeas, em Vila Santo Antônio. “Minha chácara é o local que temos para deixar, pois é coberto e todos do CTG podem se revezar para cuidar do fogo. Já fizemos assim no último ano”, acrescenta.
Festejo Farroupilhas
A programação da Semana Farroupilha de Mato Leitão deve ser definida até metade do mês. A entidade pretende realizar jantares, mas o patrão reforça que os eventos dependem de liberação do governo municipal. “Ano passado foi tudo limitado, só cuidamos do fogo e não fizemos nada, mas agora a pandemia está mais calma. Espero pelo menos poder realizar uma janta, com limite de pessoas do CTG. Não podemos deixar a data passar branco”, considera.
Distribuição estadual da Chama Crioula foi novamente adiada
O acendimento e a distribuição da Chama Crioula, que marca todos os anos a abertura dos Festejos Farroupilhas no Rio Grande do Sul, foram transferidos para 2022. No ano passado, também precisou ser adiado devido à pandemia de Covid-19.
O Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) prorrogou o calendário dos locais de acendimento da Chama Crioula e mantém o município de Canguçu, 21ª Região Tradicionalista (RT), como local do evento, para o ano que vem.
Mesmo assim, as 30 regiões poderão realizar o acendimento e distribuir a Chama Crioula dentro de suas áreas de atuação, porém, atendendo todos os protocolos sanitários, de acordo com as prefeituras e as secretarias de saúde.
Leia mais sobre Mato Leitão: