Como alternativa às restrições impostas pela pandemia da Covid-19, em especial para a área de eventos, a Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Desporto repensou o formato da tradicional Feira do Livro de Mato Leitão e encontrou uma forma de proporcionar este momento de estímulo à leitura aos estudantes das instituições de ensino do município. Por isso, ontem teve início na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Santo Antônio de Pádua, a Feira do Livro Itinerante.
Por meio da atividade, os alunos das quatro escolas da Cidade das Orquídeas – três municipais e uma estadual – terão a oportunidade de comprar livros, semelhante ao que acontecia com os livreiros nas edições anteriores do evento, no próprio educandário. De acordo com a diretora pedagógica, Simone Silberschlag, por causa da pandemia, a Secretaria de Educação optou por não realizar o evento em nível municipal, envolvendo as escolas e a comunidade.
“Pensamos em tomar esses cuidados para não correr o risco de ampliar o número de contaminados”, observa, ao citar que a parte dos eventos ainda tem restrições no município. Ela ainda explica que foi a partir dessa decisão que se teve a ideia de realizar o evento dentro do espaço de cada escola, para que fosse possível proporcionar aos estudantes o contato com esse contexto que envolve os livros.
“Para que pudessem ter esse momento que é sempre o ponto alto da nossa feira, quando eles ganham o vale-livro e podem fazer a suas escolhas. Além disso, aqueles que quiserem podem fazer a complementação [do valor]”, comenta. Simone também destaca que a Feira do Livro gera reflexões tanto para o professor quanto para os alunos nas ações diárias.
“É uma forma de podermos proporcionar que as crianças tenham acesso a esse mundo literário e possibilitar a elas a reflexão do quanto a leitura e o contato com o livro são importantes. A leitura faz parte da aprendizagem de quem convive com a educação o tempo todo.”
Simone silberschlag – Diretora pedagógica do Município
Gosto pela leitura
A aluna do 9º ano da Emef Santo Antônio de Pádua (SAP), Grazieli Picoli, 14 anos, aprovou a ideia da Secretaria de Educação em realizar a Feira do Livro Itinerante neste ano. “Estava sentindo falta. Desde criança adoro ler. Minha primeira leitura de livros ‘maiores’ foi da coleção Diário de um Banana e depois disso nunca mais perdi o interesse”, relata, ao contar que os gêneros favoritos são ficção e mistério.
A estudante tem o hábito de retirar livros na biblioteca da escola, na Biblioteca Municipal e também já fez compras pela internet. Ontem, enquanto visitava o espaço da feira do livro, organizado no auditório da SAP, Grazieli buscava por alguns títulos em específico e a ideia era adquirir, pelo menos, três livros – dois já estavam definidos e o terceiro provavelmente seria um romance ou mistério.
“Hoje [ontem] vim pesquisar os valores para amanhã comprar. Talvez um eu já leve hoje”, comenta. A adolescente vai aproveitar os R$ 10 do vale-livro disponibilizado pela Prefeitura a cada estudante e complementará o restante do valor. Conforme a Assessoria de Imprensa da Prefeitura, 929 estudantes receberão o vale-livro. Serão beneficiados estudantes entre 6 meses e 18 anos, da Educação Infantil, Anos Iniciais, Anos Finais e Ensino Médio.
Calendário
• Ontem e hoje – Emef Santo Antônio de Pádua
• Terça-feira, 19 – Emef Ireno Bohn
• Quarta e quinta-feira, dias 20 e 21 – Colégio Estadual Poncho Verde
• Dias 3 e 4 de novembro – Emei Vó Olga
Fonte: AI Prefeitura